sábado, outubro 02, 2004

REDENTOR



Até que enfim um filme brasileiro que me deixou entusiasmado esse ano. Em 2004, apenas três filmes brasileiros tinham me despertado uma certa simpatia: o mágico NARRADORES DE JAVÉ, o malhado ONDE ANDA VOCÊ e o ainda inédito no circuito comercial O QUINZE. REDENTOR, de Cláudio Torres, é o melhor filme brasileiro do ano (que eu vi) até agora. Ainda não pintaram por aqui nem GAROTAS DO ABC, do Carlão, nem FILME DE AMOR, do Bressane. Estou ansioso pra ver esses dois há tempos. (Esse tal de A DONA DA HISTÓRIA, do Daniel Filho, que está em cartaz em um monte de salas por aí, não faço questão de ver. Cada vez que vejo o trailer, me dá enjôo.)

Cláudio Torres foi bastante feliz nesse seu primeiro filme em longa-metragem. Fez cinema fantástico, gênero que tem pouca tradição aqui no Brasil. A história, nem é bom contar muito, pra não estragar as surpresas que o filme nos reserva a cada minuto. Mas contando em apenas uma frase: é a história de um homem que recebe de Deus/Jesus uma missão quase impossível. A história é fantástica, mas também é rica ao denunciar algumas atrocidades sociais do país, como o problema da reforma agrária, da corrupção imobiliária e da superlotação dos presídios.

Pedro Cardoso e Miguel Falabella conseguem se livrar da persona cômica e entregam-se em personagens sombrios. O uso de uma iluminação especial, de efeitos visuais, da voice-over pra deixar tudo com cara de film noir dos anos 40 e até dos efeitos visuais, tudo foi muito bem orquestrado pelo diretor.

Há uma cena, em especial, que os fãs dos quadrinhos do Demolidor, fase Frank Miller, vão adorar: a seqüência em que Pedro Cardoso vai parar numa prisão lotada é referência à história "Condenados", de Frank Miller, onde o Demolidor desce até os esgotos de Nova York para buscar Vanessa, a mulher do Rei.

Outra coisa espetacular no filme é a presença da maravilhosa Camila Pitanga. Essa moça linda e gostosa merece um filme só pra ela, pra que ela brilhe num filme inteiro. Se eu fosse cineasta, eu faria um filme com ela.

Nenhum comentário: