quarta-feira, outubro 20, 2004

MATADORES DE VELHINHA (The Ladykillers)



Uma das boas notícias do fim de semana foi a da promoção que os cinemas UCI estão fazendo aqui. Nas primeiras sessões de sábado e domingo, o preço do ingresso é R$ 5,00 (inteira)/R$ 2,50 (meia). Uma boa. Nessas condições, fui lá conferir, baratinho, o novo filme dos irmãos Coen - MATADORES DE VELHINHA (2004), que está chegando aqui atrasado em relação ao lançamento no Sul do país. Tanto que já está entre os lançamentos de vídeo do mês.

Não sou fanático pelos filmes dos Coen, mas quase todos me agradaram. Só E AÍ, MEU IRMÃO, CADÊ VOCÊ? (2000) que achei irritante e chato. MATADORES DE VELHINHA, se não está entre os melhores filmes da dupla, é um bom filme, ainda que não tenha me deixado realmente empolgado. É uma comédia com poucos momentos pra se gargalhar e com aquele humor negro característico da dupla.

Um dos pontos que é ao mesmo tempo positivo e negativo dos filmes dos Coen é a pouca simpatia que os seus personagens esquisitos despertam no público. Eu, por exemplo, dentre os filmes da dupla, só consegui simpatizar com os personagens de Billy Bob Thornton em O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ (2001) e de Nicholas Cage em ARIZONA NUNCA MAIS (1987). Em MATADORES DE VELHINHA, o personagem de Tom Hanks é tão irritante, com aquele vocabulário do século XIX, quanto a velha que aluga o quarto para os bandidos.

A trama, que lembra um pouco o ponto de partida de TRAPACEIROS, de Woody Allen, é mais ou menos assim: Tom Hanks é um criminoso que aluga um quarto numa pensão, onde junto com sua gangue planeja cavar um túnel e roubar o dinheiro de um cassino. Mas a dificuldade maior é driblar a velha, que sempre aparece para atrapalhar a operação.

Gostei do cenário da ponte, com aquela gárgula sinistra. Gostei também do papel de Marlon Wayans, que é quem se dá melhor no território do humor, entre os membros da gangue. Destaque para a cena em que ele vai tentar matar a velha e se lembra da sua mãe.

Meu top 5 Coen Brothers:

1. O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ
2. FARGO
3. BARTON FINK
4. O GRANDE LEBOWSKY
5. AJUSTE FINAL

Nenhum comentário: