quinta-feira, agosto 05, 2004

OLGA



Recebi convite do Jurandir Filho, do portal Cinema com Rapadura, pra ir ver uma sessão de pré-estréia de OLGA, de Jayme Monjardim, apenas para jornalistas e convidados. (Tô ficando chique, hein). Mas antes de falar do filme, aproveito pra elogiar o belo trabalho que o pessoal do Cinema com Rapadura anda fazendo. O site começou fazendo a cobertura do Cine Ceará e agora vai ter correspondente até no festival de Gramado. Sem falar que o visual e a organização do portal é excelente. Isso, em tempos em que os portais de cinema estão em crise.

Quanto ao filme, há os seus 'prós' e 'contras'. Talvez mais 'contras'. Mas apesar de muita gente torcer o nariz com essas superproduções de época que o cinema nacional faz, acho que o nosso cinema é muito carente de filmes que contem a história do país. As maiores cinematografias do mundo - EUA, França, Itália, Japão, China - produziram filmes que contam fatos importantes da história de seu país. Aqui no Brasil ainda fazem poucos filmes históricos. O meu preferido ainda é MAUÁ - O IMPERADOR E O REI, de Sergio Rezende.

OLGA, o filme, não tem a ambição de ser um trabalho tão original quanto o livro de Fernando Morais. Nem poderia, já que o trabalho jornalístico que foi feito com o livro é impossível de se colocar nas telas num formato de ficção. O jeito foi adaptar usando a narrativa clássica tradicional. Pena que o resultado nem sempre funciona. Algumas cenas chegam a incomodar, seja pela artificialidade dos diálogos, seja pelo exagero de interpretação da Camila Morgado.

Mas apesar dos excessos, ela brilha e ofusca quem está na tela. O pobre do rapaz que faz o Luís Carlos Prestes fica quase invisível na frente dela. As melhores cenas pra mim são aquelas que mostram Camila na cama (não necessariamente nua). Gosto quando a câmera dá um close nos olhos dela. Outros bons momentos acontecem quando são citados trechos de cartas reais de Olga Benário, de quando ela estava no campo de concentração.

Pena que esse projeto tenha sido entregue nas mãos de um cara que só tinha experiência com novelas e mini-séries da Globo. Não é sempre que surge um Luiz Fernando Carvalho lá dos estúdios da Globo.

OLGA vai estrear no circuito comercial no dia 20 de agosto.

Nenhum comentário: