domingo, agosto 15, 2004

A ÚLTIMA MISSÃO (Last Run)


Um dos grandes baratos das listas de discussão é o enorme aprendizado que se tem. Faço parte de uma importante lista de discussão (a Canibal Holocausto) desde 2001 e nem dá pra dizer o quanto eu aprendi com os caras de lá durante esses três anos. Como o Carlão Reichenbach é um dos membros da lista, tenho a sorte de continuar sabendo de suas "descobertas" nas locadoras, que eram destaque em suas saudosas colunas no Terra e no Cineclick. Foi lendo as suas colunas, por exemplo, que comecei a prestar mais atenção em nomes como John Herzfeld e John Mackenzie, por exemplo.

Dessa vez, ele tem chamado a atenção para Anthony Hickox, um diretor de filmes de baixo orçamento, em sua maioria, filmes de ação e de terror. A ÚLTIMA MISSÃO (2001), que passou na Globo no último sábado, foi o primeiro filme dele que eu assisti.

Como não sou muito inteligente em se tratando de filmes de espionagem e intriga internacional, fiquei boiando em algumas partes. Tanto que fiquei me perguntando se toda aquela trama envolvendo espiões russos e agentes americanos não seria um mero pretexto para o desenrolar da história, para as ótimas seqüências de ação, para a excelente técnica com as câmeras. Será que Hickox é como Hitckcock, que colocava vários MacGuffins - elementos obscuros como papéis secretos, chaves, bombas, documentos - apenas para servir de motor para a ação? Ou a trama em si tem mesmo importância crucial? Sei que revendo a meia hora inicial, muita coisa ficou mais clara pra mim e o filme cresceu ainda mais na revisão.

Quanto à ação, não tenho do que reclamar do filme. Lembra muito os melhores momentos do cinema de mestres como William Friedkin e John Frankenheimer, ainda que tenha alguns elementos mais modernos. O flerte com o filme de ação setentista é tanto que pra deixar tudo com um aspecto um pouco datado, o protagonista prefere que na sua missão não sejam utilizados nem telefone celular, nem computador.

Armand Assante é o protagonista. Ele é um ex-agente especializado em salvar espiões americanos infiltrados na antiga União Soviética e que perdeu sua esposa numa missão no Leste Europeu, no final dos anos 80. Agora, com o fim da Guerra Fria, ele é chamado para uma nova missão. Para embelezar a história, a bela Ornella Mutti, que, claro, já foi bem mais bonita quando jovem, mas que continua sendo uma belíssima mulher.

Quanto a Hickox, acho que vale a pena conhecer mais e prestar mais atenção em seu trabalho. Abaixo, sua filmografia completa com os títulos brasileiros, cortesia de Renato "Database" Doho:

1988: A PASSAGEM (Waxwork)
1991: SUNDOWN - THE VAMPIRE IN RETREAT
1992: WAXWORK 2 - PERDIDOS NO TEMPO (Waxwork II - Lost in Time)
1992: HELLRAISER III - INFERNO NA TERRA (Hellraiser III - Hell on Earth)
1993: WARLOCK II - O ARMAGEDON (Warlock - The Armagedon)
1993: OPERAÇÃO NERVOS DE AÇO (Full Eclipse)
1995: O PREÇO DO DESEJO (Payback)
1995: TWO
1996: INIMIGO ÍNTIMO (Invasion of Privacy)
1997: PRINCE VALIANT
1998: MARTIAN LAW
1999: CONSPIRAÇÃO FATAL (Storm Catcher)
2000: ASSASSINATOS EM BOSTON (Jill the Ripper)
2001: A ÚLTIMA MISSÃO (Last Run)
2001: CONTAMINAÇÃO (The Contaminated Man)
2002: MARCADO PELA MÁFIA (Federal Protection)
2003: CONSEQUENCE
2003: SHOOT ME!
2004: BLAST!

P.S.: Dêem uma passada no Reduto do Comodoro, que tem texto sobre Hickox lá!!

Nenhum comentário: