sexta-feira, agosto 20, 2004

HUSTON, CIMINO E GRAY



John Huston, Michael Cimino e F. Gary Gray têm muito pouco em comum. São três cineastas de gerações diferentes e de estilos e reputações diferentes, mas se eu não falar logo sobre esses filmes que já assisti há um bom tempo, vou acabar me esquecendo rapidinho. Então, vamos lá. Jogo rápido.

O HOMEM QUE QUERIA SER REI (The Man Who Would Be King)

Esse filme de 1975 é um dos melhores que eu vi da filmografia de John Huston. Por enquanto, meu preferido dele ainda é O TESOURO DE SIERRA MADRE (1948), o melhor filme sobre ambição que eu já vi, seguido pelo marco do film noir O FALCÃO MALTÊS (1941). Huston foi um diretor de filmes importantes para a história do cinema, mas a carreira dele foi cheia de altos e baixos, e ele acabou não ficando na categoria dos gênios do cinema. Queria muito ver FREUD: ALÉM DA ALMA (1962). Lembro que vi um trechinho numa madrugada na Globo e me pareceu muito interessante. O HOMEM QUE QUERIA SER REI é um filmaço. Conta a história de dois homens que preferem ir pra um lugar no fim do mundo e se tornarem reis, do que serem zé ninguém num país de primeiro mundo. Os caras são Sean Connery e Michael Caine, em grande forma. A história é contada num gostoso flashback e vai ficando melhor a cada passo da aventura dos dois homens. Falar mais é estragar o barato da história. Interessante que, no momento em que Sean Connery fica obcecado pelo poder e pela riqueza, esse sentimento de cobiça me fez lembrar imediatamente O TESOURO DE SIERRA MADRE. Teria sido uma coincidência ou isso é uma marca de Huston, como autor? Gravado da BAND.

NA TRILHA DO SOL (The Sunchaser)

Último filme dirigido por Michael Cimino. E olha que o filme é de 1996. Parece que as coisas não andam fáceis pra ele em Hollywood. O fracasso de bilheteria de O PORTAL DO PARAÍSO (1980) ficou marcado pra história. NA TRILHA DO SOL até que começa bem, mas o que me incomodou foi a constrangedora moral da história. Na trama, Woody Harrelson é um médico oncologista que é seqüetrado por um de seus pacientes em estado terminal: um jovem prisioneiro de 16 anos. Aquela história de "a beleza está ao meu redor..." ficou horrível. Desse jeito eu não vou acreditar que Cimino foi mesmo um grande diretor. Gravado da TNT (com uma dublagem podre).

ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQÜÊNCIAS (Set it Off)

F. Gary Gray é um diretor da nova geração que tem chamado a atenção. Sua especialidade são filmes de ação. No ano passado tive o prazer de ver no cinema UMA SAÍDA DE MESTRE (2003), belissimamente dirigido por ele. Por preconceito, na época não fui ver O VINGADOR (2003), com o Vin Diesel, que saiu quase ao mesmo tempo que o filme de roubo. ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQÜÊNCIAS (1996) é um ensaio para UMA SAÍDA DE MESTRE. É um filme sobre um grupo de mulheres que, por uma alguma razão (na verdade, nesse tipo de filme, os motivos não são tão importantes), resolvem assaltar um banco. O filme tem algumas das mais brilhantes atrizes negras de Hollywood atualmente: Vivica A. Fox, Queen Latifah e Jada Pinket Smith. Tem alguns momentos melodramáticos, mas como Gray nunca se leva a sério demais, isso pode ser relevado. Filmes de assalto a banco são quase tão legais quanto filmes de fuga de presídio. E Queen Latifah de sapatão tem tudo a ver. Hehehehe. Gravado do SBT.

Nenhum comentário: