quarta-feira, agosto 18, 2004

ELEFANTE (Elephant)



Finalmente chegou aqui em Fortaleza ELEFANTE (2003), de Gus Van Sant, ainda que por enquanto apenas em sessões de pré-estréia nos sábados à noite. Sorte que o meu amigo Zezão, que tem carro, se dispôs a ver o filme e eu não podia deixar passar essa oportunidade. Como já era de se esperar, adorei o filme. Adorei os travellings, a narrativa fragmentada, os diálogos curtos e realistas, a cena do massacre - que não apela para a violência explícita (não que eu tenha algo contra) -, os diferentes pontos de vista, a visão isenta de sentimentalismos. O que dizer também daquele giro de 360º mostrando o quarto de um dos dois garotos responsáveis pelo massacre? Só encontra paralelos com algo feito antes em UM TIRO NA NOITE, do De Palma.

ELEFANTE é daqueles filmes em que a gente só tem a lamentar o fato de ele ser curto demais - apenas 80 minutos. Mas a vantagem desses 80 minutos é que dá pra rever mais vezes com mais facilidade. Eu gostaria de ver o filme novamente. Principalmente porque eu só fui perceber a estrutura narrativa em espiral depois de 30 minutos.

Van Sant não traz nenhuma conclusão sobre o que levou dois garotos aparentemente normais a se armarem de metralhadoras e atirarem numa escola inteira. Talvez a principal causa seja o fato de que os garotos sofriam rejeição dos colegas na escola. O videogame também aparece, talvez influenciando os garotos, mas Van Sant não impõe essa idéia. Nem acho que ele acredite nela.

Michael Moore já tinha mostrado em TIROS EM COLUMBINE a facilidade que o americano tem em comprar armas de fogo nos EUA. Van Sant também mostra em ELEFANTE: os meninos, menores de idade, compraram as armas pela internet!! Um absurdo. Talvez o problema esteja na sociedade americana em si, que não é normal, não.

Gostaria de ter visto GERRY (2002), filme anterior de Van Sant, que é ainda mais experimental. Acredito que deva guardar similaridades com ELEFANTE. Por conta desses dois filmes, toda a filmografia de Van Sant está sendo reavaliada, e até filmes não muito bem vistos pela crítica, na época do lançamento, como PSICOSE (1998), GÊNIO INDOMÁVEL (1997) e ATÉ AS VAQUEIRAS FICAM TRISTES (1993) estão recebedo uma segunda chance.

Van Sant está concluindo atualmente LAST DAYS, filme sobre os últimos dias de Kurt Cobain. Esse, eu acho que vai ser, no mínimo, um sucesso comercial.

Nenhum comentário: