segunda-feira, julho 26, 2004

ANJOS CAÍDOS (Duoluo Tianshi / Fallen Angels)



Na contracapa da fita de ANJOS CAÍDOS (1995), distribuida aqui pela Alpha Filmes, tem os dizeres: "Quentin Tarantino? Isto foi o ano passado, cara. Agora é 1996 e é Wong Kar-Wai!". Isso foi escrito por um crítico do Village Voice e a comparação entre os dois autores se dá porque ambos são cineastas pós-modernos, sujeitos que se utilizam de toda uma bagagem pop-cultural para fazer seus filmes com um estilo próprio.

Eu fui um dos que não gostaram de AMOR À FLOR DA PELE (2000), o celebrado filme de Wong Kar-Wai que passou nos cinemas daqui há um par de anos. Talvez por não estar acostumado com o estilo, talvez por ficado enjoado com as repetições, ou talvez porque, no filme, parece que nada realmente acontece - as coisas que acontecem estão "escondidas" nas várias elipses. Pretendo rever o flme um dia pra fazer o tira-teima mas, por enquanto, o meu interesse está nas outras obras de Kar-Wai que não tive a chance ainda de ver. Digo isso com o entusiasmo de quem está começando a entender um cineasta. Aliás, entender é até um pouco difícil pra mim, em se tratando da maioria dos filmes orientais, já que nem sempre é possível para a mente ocidental compreender a psicologia dos orientais. Mas sinto que estou melhorando e me habituando mais aos filmes da turma dos olhos puxados.

Lendo a respeito de Kar-Wai no site Senses of Cinema, fiquei sabendo que ele faz parte da "Segunda Onda" dos cineastas de Hong Kong, o grupo de cineastas mais ligado a assuntos político-sociais, diferente dos diretores da "Primeira Onda", mais ligados à diversão e menos pretenciosos artisticamente. E graças ao texto do site fiquei curiosíssimo pra conhecer a versão em cantonês de "Dreams", dos Cranberries, contida na trilha de AMORES EXPRESSOS (1994), como também a versão de "Take my Breath Away", do Berlin (aquela do filme TOP GUN), em AS TEARS GO BY (1988). Bom, AS TEARS GO BY vai ser mais difícil de conferir, mas AMORES EXPRESSOS tem em vídeo aqui no Brasil. Em ANJOS CAÍDOS, o tema pop é "Karma Koma" do Massive Attack. Em geral, a música desse filme é sensacional. E auxiliada à linguagem videoclíptica (no bom sentido) do filme traz um resultado hipnótico.

A história do filme segue o drama de três personagens: um matador profissional, sua "sócia" e um rapaz mudo. De comum os três tem a solidão e a dificuldade de se socializar na Hong-Kong super-urbana e colorida. ANJOS CAÍDOS não é um filme do tipo narrativo. O negócio é relaxar e curtir a direção estilosa de Kar-Wai.

Como eu sou do tipo afoito e ando sempre doido pra ver tudo que é filme, aviso que quem tiver um divx de ASHES OF TIME (1994) pra fazer negócio comigo, eu agradeço. Agora é ir atrás das outras duas fitas do diretor e esperar a chegada de 2046 (2004) nos cinemas. Será que alguma distribuidora brasileira já comprou o filme?

Nenhum comentário: