quarta-feira, junho 16, 2004

VAN DAMME NOS INFERNOS



Recentemente vi esses dois filmes estrelados por Jean-Claude Van Damme. Já faz tempo que não vou ao cinema pra ver um filme dele, mas sempre que passa na tv algum que eu não vi, gosto de gravar pra ver em algum momento. Esses dois filmes, com títulos sinônimos, têm a vantagem de serem dirigidos por cineastas que já tiveram ou ainda têm sucesso no gênero "filme de ação".

INFERNO (Coyote Moon / Inferno / Desert Heat)

Talvez seja um dos filmes mais leves de Van Damme. INFERNO (1999) mostra Van Damme como um misterioso sujeito que vai a uma cidadezinha do interior para dar uma moto para um amigo índio (?!?). Esse índio é meio misterioso: às vezes aparece e desaparece de lugar. A história tem esse clima meio surrealista, mas bem descompromissado. O espectador tem que relevar um monte de coisas no filme para se divertir. O diretor é John G. Avildsen, que no passado fez sucesso com ROCKY, UM LUTADOR (1976) e KARATÊ KID (1984). Inclusive, de KARATÊ KID, ele trouxe o velho Pat Morita para um papel pequeno nesse filme. Van Damme aqui é um matador que traz a felicidade para uma comunidade, matando a banda podre da cidade. Algo como um DESEJO DE MATAR 3, com o Charles Bronson. Bonita a moça que faz o par romântico de Van Damme.

Gravado da Globo.

HELL (In Hell / Hell / The Shu)

Terceiro filme que Ringo Lam dirigiu para Van Damme. Os outros foram RISCO MÁXIMO (1996) e REPLICANTE (2001). Gosto bastante dos filmes do Ringo Lam, que são menos estilosos que os de Tsui Hark e o diretor ainda tem manha para manter uma história compreensível, sem os furos no roteiro e a bagunça dos filmes de Hark. Assim como outro clássico de Lam made in Hong Kong - PRISIONEIRO DO INFERNO (1987) - esse HELL (2003) se passa numa prisão. E a barra aqui é bem pesada. Faz O EXPRESSO DA MEIA-NOITE parecer brincadeira de criança. Na prisão russa, Van Damme é um americano que foi para a cadeia porque matou o assassino de sua esposa, que fora inocentado por ter comprado o juíz e o júri. O filme de Lam tem um ritmo muito bom. As coisas acontecem rapidamente, não dando tempo para o espectador se entediar. Pelo contrário, acho que nunca curti tanto um filme do Van Damme. O visual do filme também é caprichado. Fiquei com vontade de ver REPLICANTE. Van Damme já tinha feito um outro filme passado numa prisão: GARANTIA DE MORTE(1990), de Deran Sarafian.

Gravado do SBT.

Nenhum comentário: