domingo, junho 27, 2004

O QUINZE



O Cine Ceará desse ano está marcante principalmente por causa da mostra de filmes da fase mexicana de Luís Buñuel. Até agora não perdi nenhum. E não pretendo perder. Quanto aos filmes nacionais da mostra competitiva, o primeiro que eu vi foi O QUINZE, de Jurandir Oliveira, que teve sua estréia nacional no Cine São Luís hoje, sábado. A sala mais bonita de Fortaleza finalmente está tendo um tratamento de respeito. Depois da vergonha nacional que foi o festival do ano passado, com aquelas caixas de som velhas e ar condicionado quebrado, dessa vez parece que o povo criou vergonha. O som está de dar gosto e não senti calor no cinema. Só achei que o movimento na Praça do Ferreira está meio fraco esse ano: não tem barracas, nem chope, nem animação.

Quanto ao filme O QUINZE, eu tive uma surpresa agradável. Não estava esperando nada e o que vi foi um filme digno e agradável de se ver. Não há sequer um momento chato no filme inteiro. É claro que dado o tema dramático, sobre o drama de retirantes cearenses durante a Seca do Quinze, eu não tinha que ficar rindo o tempo inteiro (como eu fiz), devia estar chorando, mas isso é coisa que o filme não provoca. Mesmo assim, não vejo isso como um defeito do filme essa opção de não carregar nas tintas melodramáticas. Pra esse tipo de filme, é interessante ser seco como a caatinga.

O filme acompanha as histórias paralelas de Chico e sua família de retirantes e Conceição, a moça de Fortaleza apaixonada por um vaqueiro de Quixadá. As duas histórias vão se encontrar lá pelo final do filme. Até lá haja menino chorando com fome, lágrimas secadas pelo sol causticante, tragédias familiares, tudo muito bem amarrado e enxuto. Pra mim, o filme passou no teste. Resta saber como será quando for lançado em circuito comercial.

Quanto aos curtas, o que mais gostei foi o curta em vídeo QUASE DIRETOR, de Adriano Lírio. Esse belo trabalho fala sobre paixão por cinema e a dificuldade de se fazer filmes no Brasil com uma garra impressionante. O filme já me conquistou nos segundos iniciais ao juntar duas de minh

Nenhum comentário: