terça-feira, junho 15, 2004

O OUTRO LADO DA RUA



No domingo eu meio que me arrependi de sair de casa. No Iguatemi tava uma fila enorme e fiquei quase quarenta minutos pra comprar ingresso pra um filme de pouca bilheteria. Um monte de filmes de apelo popular estão lotando os cinemas: TRÓIA, O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, CAZUZA, HARRY POTTER... Imagina em julho como não vai ser isso. Acho que nem vai ter espaço pra filme "pequeno", com tantos grandões na jogada.

Eu me decepcionei com O OUTRO LADO DA RUA. Já tinha visto um comentário negativo, do Sérgio Alpendre, mas como o filme também tinha recebido boas críticas, resolvi conferir. Trata-se de um filme chato e pouco ousado. Tudo bem que Fernanda Montenegro e Raul Cortez são ótimos, mas cinema de primeira não se sustenta em interpretação de elenco.

Marcos Berstein, o roteirista de CENTRAL DO BRASIL (1998), não se mostrou tão feliz nesse filme, que não evolui nem como suspense hitchcockiano, nem como história de amor da terceira idade, já que Cacá Diegues já fez com seu CHUVAS DE VERÃO (1978) um filme ousado e sensível sobre o tema com muito mais propriedade e com bem menos recursos.

O filme de Berstein me deu sono. Será que o cinema nacional está mesmo tão bom quanto dizem? Tô sentindo falta de um filme como O INVASOR, por exemplo. Tô sentindo falta dos filmes do Reichenbach (quando será que GAROTAS DO ABC vai estrear por aqui?). Que saudade do Khouri. Algo me diz que o longa-metragem de estréia de Philipe Barcinski, NÃO POR ACASO, é legal, porque eu adorei o curta PALÍNDROMO.

O Cine Ceará daqui tá trazendo uma programação meio desanimadora de longas. Os filmes selecionados foram: DOM HÉLDER CÂMARA - O SANTO REBELDE (fala sério!), LOST ZWEIG (os documentários do Sylvio Back são chatos pra cacete, apesar de terem valor histórico), NOITE DE SÃO JOÃO, O RISCO - LÚCIO COSTA E A UTOPIA MODERNA e O QUINZE. Bom, não sei praticamente nada sobre esses filmes. Pode até ser que alguns deles sejam bons. De qualquer maneira, vou dar preferência à mini-mostra do Luis Buñuel. Se eu conseguir ver dois filmes dele, já vou ficar feliz.

Nenhum comentário: