quarta-feira, maio 19, 2004

A JANELA SECRETA (Secret Window)



É impressão minha ou quem mais malhou A JANELA SECRETA foram os críticos que odeiam ou têm preconceito com filme de terror? Acho que o final do filme fez muita gente desgostar do resultado como um todo justamente por mostrar ao público a sua verdadeira identidade.

Eu gosto dos filmes do David Koepp. O cara, além de ser um ilustre roteirista, é ótimo diretor também. Adorei O EFEITO DOMINÓ (1996), que na época também foi malhado pela crítica em geral, e gosto também de ECOS DO ALÉM (1999), filme que mostra o gosto de Koepp pelo gênero horror.

A JANELA SECRETA (2004) é uma volta de Koepp ao terreno iniciado em ECOS DO ALÉM. Acontece que o horror no filme é inicialmente mascarado por uma trama de suspense sobre um escritor (Johnny Depp) que é acusado de plágio por um cara meio perturbado (John Turturro). Esse sujeito começa a ameaçar a tranqüilidade (ou o tédio?) de Depp, que vive largado e desanimado por causa do divórcio com a mulher. Aliás, a primeira cena do filme é ótima, mostrando, através de um belo travelling, a descoberta do adultério da mulher de Depp (Maria Belo).

Johnny Depp, nem é preciso dizer, continua chutando traseiros e é o melhor ator de sua geração, sempre trazendo personagens diferentes a cada filme. Será que um dia ele vai começar a se repetir como Robert DeNiro ou Jack Nicholson? Eu acho que não. Depp é o que a gente pode chamar de ator criativo.

Fica claro que o roteiro do filme tem mesmo alguns problemas, mas o diretor sabe como manter o interesse e a atmosfera de suspense até o final, o que, na minha opinião, é mais importante do que roteiro. O final parece um misto de PSICOSE, de Hitchcock, com A METADE NEGRA, de George Romero, duas ótimas referências.

Nenhum comentário: