sábado, maio 08, 2004

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (The Motorcycle Diaries / Diarios de Motocicleta)



Ir ao cinema cansado, logo depois de um dia de trabalho não funciona mais pra mim. Ainda mais se for pra pegar uma sessão às 6 horas da tarde, a minha hora do sono. Por conta disso, minha percepção de DIÁRIOS DE MOTOCICLETA acabou sendo prejudicada. Fico sem saber se eu receberia ou não o filme com mais entusiasmo se estivesse com o sono em dia.

Pelo que eu pude notar, Walter Salles está cada vez melhor tecnicamente, mas eu senti falta daquela carga emocional presente em CENTRAL DO BRASIL (1998), que ainda considero o seu melhor filme, talvez por ser o único dele que me levou às lágrimas. Ainda assim, DIÁRIOS DE MOTOCICLETA talvez seja o seu filme mais importante. É um marco dentro do cinema globalizado e é talvez o filme que mais une a América Latina em todos os sentidos. Em certa parte do filme, Gael García Bernal faz um pequeno discurso falando sobre o sentimento de unidade que ele sentiu ao fazer essa viagem da Argentina à Venezuela. Aí tem a parte de realização do filme. Quem teve a idéia de fazer o filme foi um americano (Robert Redford), quem dirigiu e montou foram brasileiros (Walter Salles e Daniel Rezende), o roteirista é argentino (José Rivera), o ator principal é mexicano, a produção do filme teve dinheiro da Alemanha e da Inglaterra, e em cada país que o filme passou (Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela) foram montadas equipes formadas por técnicos locais.

A performance dos dois atores, tanto do Gael quanto de Rodrigo de la Serna, está excelente, com uma naturalidade impressionante. As cenas que mostram Ernesto Guevara com crises de asma são de deixar a gente sem fôlego. O relacionamento entre os dois amigos durante a viagem também é tratado de maneira bem bonita, com cada um dando força pro outro em momentos de dificuldade.

Walter Salles conseguiu, num tom bem sutil, mostrar o surgimento do líder carismático Che Guevara a partir dessa viagem. Acho que vai ser interessante ver o filme que mostrará os últimos dias do Che, quando ficar pronto o projeto dirigido por Steven Soderbergh e com Benício Del Toro no papel do Che. Assim, teremos uma idéia de como a coisa toda começou e como terminou. Mas eu tô curioso mesmo é pra ver como ficou DARK WATER, que Salles acabou de finalizar. Será que ele sabe fazer filme de terror?

Nenhum comentário: