terça-feira, abril 06, 2004

WINCHESTER 73 (Winchester '73)



Como é prazeiroso ver esses westerns de Anthony Mann. Talvez mais até do que ver os westerns de Ford ou de Sturges. Mas deixando de lado essa coisa de quem é o mais fodão do gênero, todos esses diretores extraordinários merecem crédito pela sua grande contribuição à criação da mitologia do oeste selvagem. E ainda bem que os caras da Nouvelle Vague apareceram para dar o devido valor a eles.

Em WINCHESTER 73 (1950), temos a primeira parceria de Mann com James Stewart. A dupla se reuniria mais sete vezes depois desse filme. Recentemente tive a oportunidade de conferir a segunda união dos dois no magnífico E O SANGUE SEMEOU A TERRA (1952).

A história de WINCHESTER 73 é fascinante: fala sobre o tal rifle Winchester '73 do título, uma arma valiosíssima, que é motivo de disputa entre brancos e índios. Stewart ganha a arma num concurso promovido pelo xerife Wyatt Earp (outra lenda do oeste), mas o seu inimigo arma uma cilada e a toma de suas mãos. Seu destino agora é buscar a arma que lhe é de direito e se vingar do tal bandido. Mas durante a jornada, ele vai ter que enfrentar os índios sioux, loucos para escalpelar os brancos que aparecerem pelo seu caminho, entre outras aventuras. Pra completar a diversão, ainda vemos o destino da arma, passando de mão em mão durante o filme.

No site Senses of Cinema, há um texto muito bom sobre Mann, acentuando suas principais características e assuntos recorrentes na sua obra, além de trazer um pequeno histórico de sua carreira.

Se tudo der certo, ao sair daqui na quinta-feira, para homenagear o feriado da semana santa, saio daqui com a missão de pegar uns westerns do Anthony Mann pra ver. Vai ser um prazer.

Nenhum comentário: