terça-feira, abril 20, 2004

O RETORNO DO TALENTOSO RIPLEY (Ripley's Game)



Eu quase deixei de ver esse filme. Ainda bem que vi, porque O RETORNO DO TALENTOSO RIPLEY (2002) é bem prazeiroso. Não é perfeito, claro, mas é entretenimento de primeira, além de oferecer um colírio para os olhos, com tantas paisagens belas da Itália. Como eu não tinha gostado de O TALENTOSO RIPLEY (1999), de Anthony Minghela, saí no lucro.

Assim como O TALENTOSO RIPLEY é refilmagem de O SOL POR TESTEMUNHA (1960), de René Clément, esse novo filme é remake de O AMIGO AMERICANO (1977), de Wim Wenders, título que desde a aurora de minha cinefilia (final dos anos 80) tenho vontade de assistir e nunca consegui encontrar a fita.

A principal diferença entre o Ripley interpretado por Matt Damon e o Ripley de John Malkovich é que Malkovich mostra um personagem difícil de ser odiado, mesmo sendo desprovido de caráter, totalmente amoral e que mata pessoas a sangue frio. (No filme do Minghella, Matt Damon era repulsivo, asqueroso.) O Ripley de Malkovich está mais próximo da sofisticação de Alain Delon em O SOL POR TESTEMUNHA. Ajuda o fato de haver um momento, no filme, em que Ripley age de maneira até camarada, mostrando de certa forma, certo senso ético, alguma bondade dentro daquela alma negra.

Uma das coisas que incomodam um pouco no filme é o personagem de Dougray Scott, que é muito ingênuo e burro. Não sei se no romance de Patricia Highsmith o personagem era assim mesmo. Mas esse problema pode ser relevado diante de uma trama muito bem orquestrada. A cena do trem é muito boa. A diretora Liliana Cavani optou pelo humor negro e pouca tensão. Funcionou bem.

Fui procurar no IMDB pelos filmes com o personagem Tom Ripley e advinhem: tem um filme novo dele saindo do forno. Chama-se WHITE ON WHITE, dirigido por Roger Spottiswoode. Quem interpreta o novo Ripley é Barry Pepper. Com esse, agora são cinco os filmes com o célebre personagem.

Nenhum comentário: