terça-feira, abril 27, 2004

BEGOTTEN



Ver BEGOTTEN (1991) não é uma tarefa das mais fáceis. Tive de ver por partes e lá pelo meio do filme já não estava entendendo bulhufas. O problema é que além de você ter que entender o simbolismo das imagens, às vezes, é preciso decifrar as próprias imagens. Como se fosse um teste de Rorschach. Isso porque o filme foi fotografado em 16 mm, em preto e branco invertido, e depois refotografado em filme negativo. O resultado é uma fotografia em preto e branco lavado, praticamente sem tons de cinza e que em alguns momentos fica a critério do espectador dizer qual é a imagem que está na tela.

O começo do filme é interessante: uma figura estranha (Figura de Deus) rasga a própria barriga entre espasmos de dor e uma tremedeira dos diabos. Depois, de dentro dele, sai uma mulher (Figura da Mãe Terra). Essa mulher começa a masturbar e a chupar o pênis do tal deus. E depois que ele goza, ela passa o esperma com suas próprias mãos dentro de si. Aí nasce um outro ser que fica se tremendo no chão o tempo todo. A partir daí eu perdi a noção do que estava acontecendo. Pelo que eu li na internet, um grupo de três canibais devoram tanto a mãe quanto o filho. Mas é preciso certa paciência para chegar até o final do filme.

O diretor é E. Elias Merhige, diretor de A SOMBRA DO VAMPIRO (2000). Entre BEGOTTEN e seu filme mais famoso ele só dirigiu um videoclipe para Marilyn Manson. Provavelmente porque depois de ver BEGOTTEN, um filme totalmente anti-comercial, ninguém nos EUA teria coragem de convidá-lo para dirigir um filme mais comercial. Mas Nicolas Cage teve e resolveu produzir um filme para Merhige dirigir. Agora ele está até fazendo um filme mais comercial. Está saindo do forno agora SUSPECT ZERO. Será que Hollywood já domesticou o homem?

BEGOTTEN é um filme que tem fãs ilustres. Além de Nicolas Cage, a escritora Susan Sontag é fã do filme. Depois de vê-lo, ela falou que se tratava de um dos filmes mais importantes da história. Pra mim, vê-lo foi uma experiência diferente e BEGOTTEN é mais um título para engrossar a minha lista de estranhos e bizarros.

Filme visto em divx.

Nenhum comentário: