terça-feira, março 02, 2004

A VINGANÇA DE FRANKENSTEIN (The Revenge of Frankenstein)



Sempre que passa um filme da Hammer na TV, eu faço questão de assistir. Na última sexta-feira, a Globo exibiu A VINGANÇA DE FRANKENSTEIN (1958), de Terence Fisher. Trata-se da continuação de A MALDIÇÃO DE FRANKENSTEIN (1957), do mesmo diretor, e supera o primeiro, por conseguir impor mais originalidade, livrando-se da intenção de adaptar o livro de Mary Shelley.

Se no primeiro filme, tínhamos a presença dos dois gigantes da produtora inglesa, Christopher Lee e Peter Cushing, neste filme temos apenas Cushing, continuando com o papel de Dr. Frankenstein. Na história, ele aparece com uma nova identidade, depois de ter sido perseguido por causa de sua desastrosa criação. Um sujeito descobre a sua verdadeira identidade e quer ser seu discípulo e aprender a ciência de reviver corpos mortos.

Bem divertida a cena em que o dr. Frank faz um transplante de cérebro de um corpo defeituoso para um corpo perfeito. Além do mais, esse filme não tem aquela história inverossímil de juntar pedaços de cadáveres. Ora, bolas, pra que diabos fazer um bicho feio e todo remendado? Por que não ressucitar um cadáver completo? Pois é. Esse detalhe da obra de Mary Shelley sempre me incomodou. E é por isso que os melhores filmes de Frankenstein pra mim são os que tentam fugir da obra literária. Como foram os casos do ótimo FRANKENSTEIN: O MONSTRO DAS TREVAS (1990), de Roger Corman, e deste filme de Fisher.

Peter Cushing, nesse filme, impõe dignidade ao papel do médico maluco. Depois desse filme, Cushing ainda voltou na pele de Dr. Frankenstein em THE EVIL OF FRANKENSTEIN (1964), FRANKENSTEIN CREATED WOMAN (1967), FRANKENSTEIN MUST BE DESTROYED (1969) e em FRANKENSTEIN AND THE MONSTER FROM HELL (1974). Gostaria de ver esses filmes um dia.

Quem curte essas produções da Hammer deve ficar de olho porque na próxima sexta, dia 05/03, o SBT estará exibindo pra todo o Brasil, exceto São Paulo, o filme O SANGUE DE DRÁCULA (1969), mais um filme da série protagonizada por Christopher Lee. De acordo com o amigo Thomaz Albornoz, especialista em horror europeu, o filme é um dos melhores do ciclo. É torcer pra que o SBT passe mesmo essa pérola.

Nenhum comentário: