sexta-feira, março 26, 2004

VIAGEM A BRASÍLIA



O grande barato de viajar é o mistério que ronda o momento, o não saber pra onde o vento nos levará. Desde o início do mês que estava planejando fazer essa viagem, tanto por ter visto no horóscopo da Susan Miller umas pistas, quanto pela necessidade financeira. Mas pra isso tive que vencer vários obstáculos. Tantos que é quase um milagre ter dado certo. Sinto que Deus está comigo, já que em momentos de necessidade sempre aparece uma espécie de salvação. Além de conseguir pagar parte das minhas dívidas, ainda sobrou espaço pra eu me divertir e me sentir um cara privilegiado.

Logo que cheguei no aeroporto, liguei pra Betany e marquei pra gente se encontrar às 14h30 no Pátio Shopping. Conheço a Betânia desde 1998, até então apenas pela internet. É claro que não podia deixar de conhecê-la pessoalmente. E o local eu escolhi por ser próximo ao hotel onde eu ia fazer o curso e eu pretendia procurar um hotel barato ali perto. Não consegui contatar o Pablo nesse dia.

Confirmado o encontro lá vou eu, meio perdido, pegar um ônibus e à procura de um hotel. Na parada do ônibus, perguntei pra um rapaz se era ali mesmo que passava o ônibus para o Pátio Shopping. Acabou que começamos a conversar e eu soube que ele trabalha num site de garotas de programa, ele até me deu um folder. (Chequei o site e devo dizer que o conjunto de moças é bem atraente.) Pra completar, já no ônibus, ele me perguntou se eu tinha lugar certo pra ficar, e me recomendou umas pousadas baratinhas lá na W3. Beleza. Eu já tava achando que ia pagar uma fortuna com hotel. Com isso, daria pra economizar um bom dinheiro. Imaginem vocês que o cara ainda foi me deixar até a entrada da pousada e ainda pechinchou pra mim. Ele foi super-gente fina. A pousada não era lá grande coisa. Pra ir pro banheiro tem que subir uma escada, o quarto não tem televisão, mas pelo preço acho que tá valendo. Pelo menos o lugar é limpo, e era só pra dormir mesmo.

Fui recebido com um caloroso abraço da Betânia, que é uma gracinha de pessoa, e fomos passear a pé até a Praça dos Três Poderes e conhecer alguns lugares de cultura pop nas redondezas. Tiramos umas fotos, conversamos animadamente sobre os mais diversos assuntos e voltamos para o Pátio Brasil pra pegar uma sessão de ALGUÉM TEM QUE CEDER, que a gente curtiu bastante. E eu que estava esnobando o filme aqui em Fortaleza... (Lá ainda estava passando dois filmes bem interessantes: PACTO DE JUSTIÇA e NA CAPTURA DOS FRIEDMEN.) Depois do filme, ela teve que ir embora e eu ainda fiquei um tempinho no shopping até passar o temporal e dar fome de novo pra eu jantar e ir dormir.

Segundo dia. O curso começa e eu gostei bastante da introdução. O instrutor falou claramente sobre as diferenças entre leis, decretos-lei, portarias, medidas provisórias, instruções normativas etc. Por um momento eu até gostei do assunto, mas no final da tarde já estava lutando pra não dormir.

Consegui entrar em contato com o Pablo e programamos para dar uma saída depois das seis. O Pablo é muito bacana e me apresentou o lado chique da cidade. Conheci a Academia de Tênis, onde vimos ALBERGUE ESPANHOL, e depois conheci o Pier 21. Rolou muito papo legal. O homem sabe tudo sobre indie rock, história do rock e afins.

No terceiro dia, consegui juntar os dois amigos (Pablo & Betany) para umas fotinhas. Pena a Betânia não ter podido sair com a gente. Mas valeu assim mesmo. Ela ainda me presenteou com um belo livro de peças de teatro de Susan Glaspell. Não conheço a autora, mas parece que ela é do nível de um Eugene O’Neill. Acho que vou gostar. No avião, acabei de ler o livro "Sonhos de Bunker Hill", de John Fante. De tanto o Renato falar do homem, acabei adquirindo um título dele. Também comprei "Cartas Portuguesas" de Mariana Alcoforado, que sempre quis ter comigo.

No fim do terceiro dia o programa continuou light, já que Brasília é uma cidade meio deserta à noite, em comparação com Fortaleza, São Paulo e outras capitais. Brasília é um lugar estranho mesmo. Mas com uma semana boa dessas, eu nem tenho direito a reclamar mais, durante pelo menos uns dois meses.

P.S.: Estreou PACTO DE JUSTIÇA aqui em Fortaleza!!!

Nenhum comentário: