sábado, março 27, 2004

TRÊS COMÉDIAS



Como estou com um pouco de febre – acho que vou gripar – não estou muito legal pra fazer textos maiores e melhores sobre os filmes que tenho pra comentar. Então, vai um três-em-um rapidinho sobre três comédias que vi recentemente. As duas primeiras vi em Brasília, no cinema, e a última, em DVD.

ALGUÉM TEM QUE CEDER (Something’s Gotta Give)

Esse filme já estava há algumas semanas em cartaz aqui e eu meio que o esnobei. Por isso, acabei tendo uma ótima surpresa. A diretora Nancy Meyers parece que tem pena de se livrar de seus personagens. Digo isso pelo tempo longo e pouco comum para o gênero comédia romântica. Assim como DO QUE AS MULHERES GOSTAM (2000), esse filme ultrapassa as duas horas usuais do gênero. Mas por uma boa causa, já que os personagens de ALGUÉM TEM QUE CEDER são adoráveis. Jack Nicholson está excelente como o velhão que só pega mulher nova e se apaixona pela mãe (Diane Keaton) de uma de suas namoradas (Amanda Peet). Eu adoro a Amanda Peet. Sou apaixonado por aqueles grandes olhos verdes dela e vejo qualquer filme que tenha ela no elenco. Mas tenho que reconhecer que o brilho mesmo é do casal de protagonistas. Diane Keaton continua exercitando as neuras que aprendeu com o ex-marido Woody Allen e parece até que está em um filme dele, se não fossem as rugas que denunciam que não estamos mais nos anos 70. Jack Nicholson é outro que está mais parecendo uma batata. Mas o barato de tudo é que o romance entre os dois é tão bacana que a gente chegar a achá-los até bonitos; vemos além do corpo físico, além da superfície. E aquele beijo no final é bem legal, hein. O filme também tem o Keanu Reeves, que continua com aquela mesma cara de Neo, mas que não chega a comprometer o conjunto. Pra quem não leu ainda, recomendo a excelente entrevista que o Jack Nicholson deu pra Playboy.

ALBERGUE ESPANHOL (L'Aubergue Spagnole)

Sucesso no circuito alternativo, esse filminho leve de Cédric Klapish não chegou a me convencer. Pelo menos a chata da atriz Audrey Tatou (de AMÉLIE POULAIN) aparece pouco. A história é sobre um rapaz francês que vai para Madrid estudar e conhecer novas pessoas. É quando ele consegue vaga num apartamento que tem jovens de vários lugares do mundo. Os destaques do filme são as cenas em que ele transa com a mulher do amigo e as cenas com a amiga lésbica. Alguns cacoetes do “cinema moderno” chegam a irritar no começo, mas depois são deixados de lado (ainda bem).

UM CASO A TRÊS (Three to Tango)

Comédia engraçada que teria passado batido por mim se minha irmã não trouxesse o DVD pra casa, esse filminho simpático traz Matthew Perry, o eterno Chandler, que é confundido com um gay e é convidado pelo “boss” (Dylan McDermott) a vigiar a sua namorada (Neve Campbell). Como era de se esperar, ele se apaixona pela garota. O filme tem vários momentos engraçados e cai bem como uma sessão da tarde. Matthew Perry vai estar na continuação de MEU VIZINHO MAFIOSO, e dizem que está bem engraçado. É esperar pra ver.

Nenhum comentário: