segunda-feira, março 01, 2004

OSCAR 2004



Como era de se esperar o SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI papou quase todos os prêmios e CIDADE DE DEUS não ganhou nada. Agora o filme de Jackson é recordista em número de Oscar, empatado com TITANIC e BEN-HUR. Eu não reclamo. Gostei pra caramba da trilogia do anel e na parte técnica não tinha mesmo pra ninguém.

Quanto à festa desse ano, não foi das melhores. Apesar do ótimo apresentador Billy Crystal estar de volta, faltaram espetáculos especiais, que existiam em outras edições.

A brincadeira com os filmes, que Crystal fez na abertura, e as paródias em cima dos filmes indicados ficou bem legal, mas aquilo já está sendo feito no MTV Movie Awards também.

A homenagem a Blake Edwards foi bem engraçada. Ele está bem velhinho, mas a mulher dele, Julie Andrews, está em forma e bonita ainda. Eu gargalhei com a cena da cadeira de rodas e o Jim Carrey gritando "Oh, my God!".

A homenagem póstuma a Kathryn Hepburn também foi emocionante. É foda ver a mulher jovem e bonita nos primeiros filmes e depois vê-la envelhecendo cada vez mais. Mas é a vida. E ela é uma grande atriz.

Quanto às premiações, o destaque mesmo foi o prêmio de melhor ator para Sean Penn (SOBRE MENINOS E LOBOS), que foi recebido pelos colegas de pé. Quanta moral.

Teve também a premiação de Charlize Theron. O Adrien Brody ainda ganhou outro beijo na boca (bastard..hehehe). Dessa vez foi por iniciativa da moça.

Por falar em mulher bonita, destaco a Juliane Moore, que estava radiante. A Naomi Watts também estava mais bela que de costume. E aquela roupa da Angelina Jolie estava bem sexy - dava até pra ver detalhes dos mamilos dela. Hehehe.

A surpresa foi o prêmio de fotografia para MESTRE DOS MARES. Qualquer fotografia de outro filme parecia melhor. Se bem que talvez o critério não seja bem a beleza estética das imagens, mas também o enquadramento da câmera etc. E nisso o filme é bom mesmo.

A desvantagem de AS INVASÕES BÁRBARAS ter ganhado o prêmio de filme estrangeiro é que o lançamento dos outros indicados nos cinemas fica mais difícil. Mas eu adoro o filme do Denys Arcand.

Por outro lado, fica mais fácil de o documentário premiado do Errol Morris (THE FOG OF WAR) chegar no circuito comercial.

As canções apresentadas foram quase todas fracas ou chatas. Só gostei da canção do filme A MIGHTY WIND, que acabou nem ganhando.

Legal ver a Sofia Coppola entrando com o pai e cenas dos dois trabalhando, nos telões ao lado. Bacana. Ela é muito tímida, hein. Não conseguia nem expressar um sorriso em público.

Já o Bill Murray, gostei quando o Billy Crystal falou pra ele: "Bill, don´t go..We love you" e ele com um sorriso de satisfação, conformado por ter perdido pro Penn.

Se a festa em si não foi das melhores, pelo menos foi mais curta e eu não precisei dormir depois das três da madrugada, como em outras edições.

A premiação completa:
* MELHOR FILME

"O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

* MELHOR DIRETOR

Peter Jackson -- "O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

* MELHOR ATOR

Sean Penn -- "Sobre Meninos e Lobos"

* MELHOR ATOR COADJUVANTE

Tim Robbins -- "Sobre Menino e Lobos"

* MELHOR ATRIZ

Charlize Theron -- "Monster"

* MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Renée Zellweger -- "Cold Mountain"

* MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

"Procurando Nemo"

* MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

"O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

* MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

"Encontros e Desencontros"

* MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

"O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

* MELHOR FOTOGRAFIA

"O Mestre dos Mares -- O Lado Mais Distante do Mundo"

* MELHOR FIGURINO

"O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

* MELHOR DOCUMENTÁRIO

"The Fog of War"

* MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO

"Chernobyl Heart"

* MELHOR EDIÇÃO

"O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

* MELHOR FILME ESTRANGEIRO

"As Invasões Bárbaras" -- Canadá

* MELHOR MAQUIAGEM

"O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

* MELHOR TRILHA SONORA

"O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

* MELHOR CANÇÃO

"Into the West" -- "O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

(Fran Walsh, Howard Shore, Annie Lennox)

* MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMADO

"Harvie Krumpet" * MELHOR CURTA-METRAGEM

"Two Soldiers"

* MELHOR EDIÇÃO DE SOM

"Mestre dos Mares -- O Lado Mais Distante do Mundo"

* MELHOR SOM

"O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

* MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

"O Senhor dos Anéis -- O Retorno do Rei"

Nenhum comentário: