terça-feira, fevereiro 10, 2004

SEABISCUIT - ALMA DE HERÓI (Seabiscuit)



Hoje fui conferir o filme que faltava eu ver dos indicados na categoria “Melhor Filme” do Oscar desse ano: SEABISCUIT, dirigido por Gary Ross, de A VIDA EM PRETO E BRANCO (1998).

No fim das contas, achei o mais fraco dos cinco indicados. Estava até satisfeito com a qualidade dos filmes até agora: todos ótimos. Eis a exceção. SEABISCUIT é apenas um bom filme que tem a qualidade de trabalhar relativamente bem os clichês do sub-gênero “melodrama esportivo”. Acontece que são muitos clichês. E americano tem essa mania de querer ser vencedor, de contar histórias de gente que consegue ultrapassar barreiras e obstáculos para conseguir seus objetivos.

Pra começar, eu não me interesso por esporte, muito menos por corrida de cavalos. E daí que o cavalo vai ganhar?? Nem em futebol eu me animo tanto. Em copa do mundo, por exemplo, fico contagiado com o clima e tal, mas depois que o time ganha, dá aquela sensação de vazio, fico me perguntando pra que isso tudo, o que foi que eu ganhei torcendo. E a resposta é: nada. Não sou lá muito competitivo mesmo.

Na história do filme, três pessoas, nos EUA da Grande Depressão, se conhecem e formam um time que vai se tornar campeão nas pistas de corrida de cavalos. Jeff Bridges (sempre muito bom) é um homem de negócios que conhece Chris Cooper, um velho caubói que sabe amansar cavalos selvagens. Esse, por sua vez, conhece o jovem briguento Tobey Maguire, que vai se tornar o jóquei do cavalo manco e enfezado Seabiscuit. A trama do filme é bem delineada e tem umas elipses de tempo inteligentes. Mas se o filme não se estendesse tanto ficaria melhor. Achei que mais de duas horas foi tempo demais para ele.

Sendo assim, aí vai o meu ranking de favoritos na categoria Melhor Filme para o Oscar do próximo dia 29.

1. SOBRE MENINOS E LOBOS (Clint Eastwood)
2. O SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI (Peter Jackson)
3. MESTRE DOS MARES: O LADO DISTANTE DO MUNDO (Peter Weir)
4. ENCONTROS E DESENCONTROS (Sofia Coppola)
5. SEABISCUIT - ALMA DE HERÓI (Gary Ross)

Mandem bombas à vontade!!

Nenhum comentário: