sexta-feira, fevereiro 06, 2004

REVELAÇÕES (The Human Stain)



As férias continuam tranqüilas. Talvez porque eu esteja tentando ignorar os problemas que continuam presentes. Ontem depois de me atrasar para a sessão de REVELAÇÕES no Shopping Del Paseo, fui devolver uns DVDs na King Video, pegar novos na Distrivideo (adorei a atendente, linda e simpática.. heheheh) e parti para o Iguatemi, outra sala onde o filme estava passando.

O diretor do filme, Robert Benton, tem poucos filmes no currículo, sendo que o mais respeitado e premiado é KRAMER VS KRAMER (1979). Para esse filme, convidou Nicole Kidman, com quem havia trabalhado em BILLY BATHGATE (1991), e Anthony Hopkins para fazerem os protagonistas desse interessante drama sobre o preconceito racial e social na era do politicamente correto.

O filme tem uma estrutura interessante, sendo que as alternâncias entre passado e presente do personagem de Hopkins contrastam com o passado duvidoso de Nicole, nunca mostrados em flashback, apenas contados oralmente por ela, o que deixa o espectador com um pé atrás no romance entre os dois. Os outros dois coadjuvantes que ajudam a tecer a teia do filme são Gary Sinise, como o amigo escritor de Hopkins e o narrador do filme, e Ed Harris, como o violento ex-marido de Nicole. Harris há tempos rouba a cena sempre que aparece.

Talvez o problema maior do filme seja a falta de um aprofundamento maior na psicologia dos personagens, mas isso é comum em adaptações de obras literárias. Por falar nisso, fiquei bem interessado em ler o livro de Philip Roth, “A Marca Humana”, em que o filme é baseado. E olha que é bem difícil eu ficar querendo ler um livro depois de ter visto o filme.

Apesar dos problemas, é um filme agradável de ver, tem um andamento lento e gostoso de acompanhar, traz temas atuais e interessantes, um ótimo elenco e alguns movimentos de câmera bem interessantes. Lembro especialmente da cena da morte da mulher de Hopkins, com a câmera se afastando aos poucos. Aquilo não é original, mas que ficou bonito, ficou.

Nenhum comentário: