domingo, fevereiro 08, 2004

ESCOLA DE ROCK (The School of Rock)



Ontem fui para a pré-estréia de ESCOLA DE ROCK, o novo longa de Richard Linklater. Como era uma sessão única, achei que a sala ia estar lotada, mas tinham poucas pessoas e a maioria eram adolescentes.

O filme não é um trabalho pessoal de Linklater, como ANTES DO AMANHECER (1995), WAKING LIFE (2001) ou AMARGO REENCONTRO (2001). É um filme de pura diversão, mas que é possível ler algo mais nas entrelinhas. Linklater já tinha homenageado o rock setentista em JOVENS, LOUCOS E REBELDES (1993).

Um aviso: quem acha Jack Black um chato, passe longe desse filme. O filme é puro Black, para o bem e para o mal.

Na história, ele é um cara que foi expulso da própria banda de rock que criou que se faz passar pelo colega de quarto e arranja um emprego de professor substituto numa escola de ensino fundamental. Acontece que ele não tem a menor vontade de dar aula. As coisas começam a se animar quando ele tem a idéia de ensinar aos alunos a tocar rock. A intenção é fazer tudo às escondidas, sem que os pais das crianças ou a direção da escola tenha conhecimento.

O final é emocionante até pra quem não curte rock. Mas quem ama rock n´ roll vai curtir muito mais, tentando “adivinhar” as várias canções constantes na trilha sonora. Ao sair do cinema, a vontade que a gente tem é ir pra um show de rock foderoso ou então voltar pra casa e tocar air guitar ouvindo Led Zeppelin ou Ramones!!

Yeah!!!

Nenhum comentário: