segunda-feira, janeiro 19, 2004

O ÚLTIMO SAMURAI (The Last Samurai)



O fim de semana foi tranqüilo, sem nada de importante ou empolgante acontecendo, o que não é de todo ruim. Pude ver 6 filmes - 2 em vhs, 2 em dvd e 2 no cinema. Vou comentando aos poucos cada um deles separadamente à medida que vou tendo tempo e disposição. Começo, então, pelo primeiro visto no cinema.

O ÚLTIMO SAMURAI, de Edward Zwick, é uma agradável surpresa. Não chega a ser ótimo, mas é um filme bem agradável, fluido e até didático no que se refere ao estudo dos samurais e da história do Japão do final do século XIX. O fato de ter um personagem estrangeiro em terras japonesas nos deixa à vontade e enxergando o mundo japonês e o universo dos samurais pelo ponto de vista dele. Dessa forma, já temos com quem nos identificarmos.

Na história, Tom Cruise é um oficial americano do final do século XIX que vive amargurado pelo fato de ter matado montes de índios e ainda assim ser considerado um herói. Mesmo assim, ele reconhece sua própria "maldade" e se admite como sendo um matador a serviço do dinheiro, ao aceitar a proposta de treinar o exército japonês para exterminar os últimos samurais existentes no Japão. A coisa muda de figura quando ele é capturado pelos samurais e passa a simpatizar com os habitantes da aldeia e a se sentir atraído pelo modo de vida samurai.

O filme tem cenas de batalha bem boas, sem a utilização de muito CGI, tem uma música excelente, tem um coadjuvante que rouba a cena (Ken Watanabe), tem uma japonesinha linda (Koyuki), momentos de emoção de deixar os olhos marejados, fotografia linda e até momentos engraçados para descontrair. Não dá pra reclamar. Principalmente levando-se em consideração que quem está na direção é Edward Zwick, um diretor que não tem nenhum filme ótimo no currículo.

Tom Cruise continua com a fama de só participar de projetos de primeira. Lembrando que desde ENTREVISTA COM O VAMPIRO (1993), ele não dá uma bola fora, além de ter trabalhado com grandes diretores como Kubrick, Spielberg, P.T. Anderson, John Woo e Cameron Crowe. E nos próximos meses ele ainda vai aparecer em COLLATERAL, de Michael Mann, e em 2005 tem MISSÃO IMPOSSÍVEL 3, de Joe Carnahan. Cruise é o grande astro do cinema na atualidade.

Nenhum comentário: