quarta-feira, janeiro 21, 2004

GLAM - ROTEIRO DE UMA OBSESSÃO (Glam/Gangster Glam )



Acho difícil falar de filmes que eu não entendo muito bem. Afinal, o que é esse GLAM?? É um lixo sem sentido e pretensioso ou é uma é uma obra genial e incompreendida? Há quem compare com David Lynch e seu surrealismo, mas falta nesse filme aquela coisa atraente que é uma das marcas do cinema de Lynch.

GLAM (1997) é às vezes irritante e, como o roteiro é quase que incompreensível, é fácil chamar logo o filme de bosta e pronto. Mas como eu sou teimoso, e ainda não sei direito se gostei ou não desse filme, quero lançar aqui algumas perguntas em busca de um sentido para esse trabalho.

Na história(?), William McNamara é um sujeito meio esquisito e que nunca fala que, depois de ter perdido um de seus familiares, vai morar com o primo (Frank Whaley), um cara tagarela e chato (e quase tão estranho quanto o primo), que trabalha na indústria de cinema de Hollywood. Ao perceber que o primo calado tem uns escritos bem interessantes fica logo interessado em transformar o livro dele em filme.

Interessante mesmo são os pares românticos dos rapazes. O par de McNarama é uma atriz chamada Natasha Gregson Wagner, que no filme é mostrada de maneira quase angelical. Realmente em algumas tomadas elas está linda. (Vi no IMDB que ela está em VAMPIROS: OS MORTOS (2002), suposta continuação do filme de John Carpenter. ) A outra moça é a francesinha Valérie Kaprisky. Quem assistiu A FORÇA DO AMOR (1983), de Jim McBride, com certeza não deve se esquecer das tórridas cenas de sexo daquele filme. Mas naquele tempo ela era mais jovem e mais bonita. Em GLAM ela curte mesmo é amor sadomasoquista, ainda que o filme não explore bem esse detalhe.

Pelo que eu pude entender Sonny (McNamara) é uma espécie de deus. Ele sabe o que acontece mesmo estando em outro lugar. Ele não fala com ninguém, mas ouve. Ele ganha a simpatia e o respeito das pessoas mesmo não falando uma palavra sequer. Às vezes, os personagens repetem as mesmas frases como num disco arranhado. Algumas tomadas são repetidas constantemente, como a cena de Sonny escrevendo a sua obra. No final das contas eu acho que não entendi mesmo nada.

O diretor, Josh Evans, ainda não fez filmes que emplacam. Ele só tem três filmes no currículo e um deles - INSIDE THE GOLDMINE (1994) - tem a Drew Barrymoore encabeçando o elenco. Não sei se esse filme chegou a ser lançado no Brasil. Pelo visto todos esses filmes dele são considerados lixo por boa parte das pessoas que os assistiram.

Ah, GLAM foi indicado pelo Renato, que também deve ser um cara bem perturbado. (Just kidding, fella..hehehe.)

Nenhum comentário: