quarta-feira, janeiro 28, 2004

EM NOME DE DEUS (The Magdalene Sisters)



No último sábado fui conferir o vencedor do Leão de Ouro no último Festival de Veneza. É um bom filme. Nem é aquela maravilha toda que o Pablo Vilaça falou no Cinema em Cena, nem é aquela coisa horrorosa que os críticos dos jornais de São Paulo escreveram.

É claro que o filme tem problemas e algumas cenas são mesmo ruins, como as cenas em que o dinheiro era mostrado. Ou aquela cena do café da manhã, que fazia questão de mostrar que a alimentação das freiras era melhor que a das "noviças". A tal cena da freira gorda curtindo com os defeitos físicos das meninas quando elas estavam nuas também não ficou boa.

Mas vamos às qualidades do filme. O time de atrizes é muito bom e a garota que faz a menina rebelde e sensual é a mais interessante das quatro principais. A cena final também achei muito boa. Mexe com a gente, dá aquele sentimento de indignação que obras como essa precisam dar. E a gente torce por elas, quer que elas saiam daquela prisão.

Na história, um grupo de garotas irlandesas é internada pela própria família num convento que usa as noviças para trabalhos forçados. A maioria dos casos acontecia quando a garota era estuprada, ou engravidava ou era muito sexy. O pior de tudo é que isso aconteceu em pleno século XX. EM NOME DE DEUS é um filme sobre intolerância e ignorância, como o brasileiro BICHO DE SETE CABEÇAS. Em certo sentido, também é um filme de prisão, como FUGINDO DO INFERNO, ALCATRAZ ou UM SONHO DE LIBERDADE, por exemplo. A diferença aqui é que a prisão tem a fachada de um convento.

Eu fiquei um pouco incomodado com os comentários constantes de uma senhora que estava do meu lado no cinema. Ela ficava o tempo todo dizendo: "em nome de Deus...tá vendo que Deus não quer isso...". Mas tudo bem. Pior foi quando eu fui ver MAGNOLIA e uma senhora ficava fazendo sons de nojo e levantando as pernas na cena dos sapos. Hehehe.

É um bom filme pra exercitar o ódio à Igreja Católica e seu histórico de barbaridades, ignorância, ganância e falta de respeito para com a humanidade.

Nenhum comentário: