quarta-feira, janeiro 21, 2004

ALGUÉM ATRÁS DA PORTA (Someone Behind the Door / Quelqu'un derrière la porte )



Antes de falar desse filme, uma pergunta: vocês estão comprando a Cine Monstro?? A revista está cada vez melhor e agora na quarta edição eles acertaram de vez. Na edição passada, entre os lançamentos em dvd/vhs, ALGUÉM ATRÁS DA PORTA (1971) foi um dos destaques. Aluguei o DVD e pude conferir esse filme no fim de semana. O dvd não está lá essas maravilhas em termos de imagem e, vendo os comentários dos usuários da Amazon, parece que a edição americana teve melhor sorte. De qualquer maneira, vale a pena a locação.

Pra quem curte Hitchcock, esse filme é imperdível. É claro que não é como uma obra-prima do mestre, mas é um filme que tem uma ótima trama de suspense e ainda tem o velho Anthony Perkins, o eterno Norman Bates, encabeçando o elenco. O outro protagonista é o bom e velho Charles Bronson, que fez seus melhores filmes na década de 70. Pra quem acha que ele só interpreta o mesmo papel, vale conferir a versatilidade de Bronson nesse filme, ainda que suas habilidades de ator sejam mesmo limitadas.

Na trama, Bronson é um homem que perdeu a memória e vai parar num hospital psiquiátrico onde um Anthony Perkins mal intencionado o leva para sua casa a fim de fazer uma espécie de implante de personalidade e fazer com que ele mate sua esposa (Jill Ireland), que o está traindo.

Li agora no IMDB que no romance em que o filme se baseia, o neurocirurgião interpretado por Perkins é um escritor e o homem desmemoriado é na verdade um personagem fictício de seu romance. Interessante, não? De qualquer maneira, a adaptação mais realista do romance ficou muito boa.

Nenhum comentário: