quinta-feira, janeiro 22, 2004

ADEUS, LÊNIN! (Good Bye, Lenin!)



O cinema alemão já faz tempo que anda em decadência. Desde a morte de Fassbinder e da queda de qualidade dos filmes de Wenders que não se vê mais aquelas maravilhas que apareciam na década de 80. Se existe filme alemão realmente de primeira está escondido. Não chega aqui. Por isso, o que tem chegado no Brasil são esses filmes mais leves e feitos para agradar o público, sem maiores pretenções.

Só sei que não consegui gostar de verdade de ADEUS, LÊNIN!. Sei que o filme é simpático, leve. Reconheço que a sacada dos telejornais é legal mesmo, mas não consegui esconder meu desapontamento.

Talvez não tenha gostado porque fico incomodado com a mentira. Não consigo mentir e quando minto me sinto mal. É horrível ver uma mentira durar tanto tempo como nesse filme. Se ao menos tivesse um propósito maior como em A VIDA É BELA.

De qualquer maneira, esse fime é bem popular nos lugares onde passa. Foi sucesso na Mostra de São Paulo. Lá na sala onde estava, no Espaço Unibanco Dragão do Mar, ele foi até aplaudido, coisa que é difícil de ver em sessões normais, fora de festival. Uma pena eu não poder compartilhar dessa alegria que o povo sentiu vendo esse filme. Fazer o quê, né??

Nenhum comentário: