domingo, dezembro 07, 2003

SOBRE MENINOS E LOBOS (Mystic River)



As crises de ansiedade e angústia, misturadas com o incômodo calor de Fortaleza estão me impedindo um pouco de escrever sobre os filmes que tenho visto. Como está quase sempre difícil eu me concentrar, a melhor maneira de ver um filme pra mim é no cinema. Sempre foi, na verdade, mas é só lá que minha mente não fica tão dispersa.

Vamos começar tirando o atraso dos comentários com o filme que vi ontem: SOBRE MENINOS E LOBOS, de Clint Eastwood. O filme já está em várias listas de melhores de 2003 de diversas associações de críticos americanos e europeus. E olhe que o ano nem terminou ainda.

Sem dúvida é um ótimo filme. Um dos melhores da bela filmografia de Eastwood, ainda que o meu preferido continue sendo UM MUNDO PERFEITO (1993). O andamento é lento, não há pressa para a apresentação e desenvolvimento dos personagens. Esse deve ser o mais complexo de seus filmes, tanto pelo grande número de personagens pra dar conta, quanto pela abordagem mais psicológica.

A história é longa e intrincada, mas resumido é o destino tortuoso de três garotos depois de um trauma de infância. Quando eles crescem, os três garotos são Sean Penn, ex-presidiário e dono de uma mercearia; Tim Robbins, um perturbado pai de família; e Kevin Bacon, policial investigador. O destino faz com que eles se encontrem novamente quando acontece o assassinato da filha de Penn.

As interpretações de Penn e Robbins - também ótimos diretores - são destaque no filme. Já se fala da forte possibilidade de os dois serem indicados ao Oscar 2004. Também engrossando o ótimo elenco: Laurence Fishburne, Marcia Gay Harden e Laura Linney. (Curiosamente, hoje eu vi Laura Linney no cinema de novo, em SIMPLESMENTE AMOR.) A trilha sonora original foi feita pelo próprio Clint. Homem forte, esse aí.

Talvez tenha ficado um pouco desapontado porque estava esperando um impacto maior do filme em mim. Mas talvez tenha sido por causa da grande expectativa que estava alimentando desde a primeira notícia que li sobre o filme, quando da estréia no Festival de Cannes desse ano.

As minhas cenas favoritas são duas cenas em que Sean Penn e Tim Robbins contracenam sozinhos. A primeira é ótima. Penn está sentado na cadeira. Robbins vem fumar um cigarro. E os dois falam sobre a vida que eles levam e sobre a perda da filha de Penn. Falar mais pode estragar. Na hora me lembrei de uma cena de GANGUES DE NOVA YORK, aquela em que Daniel Day Lewis aparece no quarto de DiCaprio quando ele está na cama com Cameron Diaz. Com certeza, duas grandes cenas de dois grandes filmes do ano.

Legal que assim que eu entrei no cinema, alguém me chamou na cadeira de trás. Era Márcio do blog Cinema, Então. Ele me reconheceu pelas fotos que postei no blog. (Estou ficando famoso. Hehhehe). Aí quando terminou o filme ainda conversamos sobre cinema por uma meia-hora, eu, ele e o amigo dele, lá no café da Livraria Siciliano. Gente boa ele.

Nenhum comentário: