sexta-feira, dezembro 12, 2003

MADE FOR TV



Recentemente vi dois filmes produzidos para a tv. São duas produções da HBO. Essa tv por assinatura costuma produzir ótimas séries (SIX FEET UNDER, SEX AND THE CITY, THE SOPRANOS, BAND OF BROTHERS, CURB YOUR ENTHUSIASM) e também ótimos longas (UMA LIÇÃO DE VIDA, GIA, DON KING).

Entre esse ótimos longas, tive a sorte de ver DESEJO PROIBIDO (2000) e VIAGEM MORTAL (1996), gravados da BAND e da TNT respectivamente. Comentários rápidos dos dois filmes abaixo.

DESEJO PROIBIDO (If These Walls Could Talk 2)

O primeiro IF THESE WALLS COULD TALK é de 1996 e abordou a temática do aborto. O resultado final foi muito bom. Essa "continuação" aborda o tema do lesbianismo, mostrando três segmentos dirigidos por três diretoras diferentes e com as histórias se passando em três décadas distintas.

O primeiro segmento ("1961") é o mais triste dos três. Mostra Vanessa Redgrave como uma senhora que perdeu sua companheira e depois sofre a humilhação de ver os familiares da falecida quererem tirar a casa e os móveis dela. Ver esse filme ajuda a entender porque é importante hoje em dia a união civil entre homossexuais para se evitar esse tipo de injustiça. Dirigido por Jane Anderson.

O segundo segmento ("1972") traz Michelle Williams (de DAWSON'S CREEK) e Chlöe Sevigny, que já fez uma cena de lesbianismo em MENINOS NÃO CHORAM (1999). Esse segmento é um tesão, com ótimas cenas de sexo entre as duas meninas. Chlöe recentemente foi notícia por causa da cena de sexo oral explícita no ainda inédito no circuito comercial THE BROWN BUNNY. A moça começou a carreira fazendo um filme polêmico - KIDS (1995), de Larry Clark. Parece que ela gosta de aparecer. Ela não é bonita mais tem sex appeal. Esse segmento discute a necessidade de ser você mesmo e do preconceito existente dentro do próprio grupo de homossexuais. Dirigido por Martha Coolidge.

Anne Heche dirige sua então namorada Elle DeGeneres fazendo par romântico com Sharon Stone. O segmento ("2000") discute a possibilidade de casais de lésbicas terem filhos. Hoje em dia com a facilidade dos bancos de esperma é bem mais fácil. Esse é o segmento mais leve do filme e as cenas de DeGeneres com Sharon Stone são bem discretas. Vai ver a diretora ficou com ciúme. Hehehhe. As duas mulheres (DeGeneres e Heche) formaram durante o tempo em que estiveram juntas o casal de lésbicas mais famoso do mundo.

VIAGEM MORTAL (Deadly Voyage)

VIAGEM MORTAL, dirigido por John Mackenzie, fala da dramática história de grupo de africanos que entra clandestinamente num navio para tentar a sorte nos EUA e são vítimas de uma chacina. As seqüências de fuga do protagonista são cheias de tensão e suspense. Saber que isso foi uma história real torna a coisa muito mais chocante.

Fiquei mais interessado agora em conhecer outros trabalhos do diretor. A primeira vez que ouvi falar de Mackenzie foi através da saudosa coluna do Reichenbach, onde ele o destacava entre os grandes diretores americanos mais subestimados da atualidade, ao lado de John Herzfeld. Mackenzie dirigiu vários filmes pra tv e dirigiu também RUBY (1992), sobre o cara que matou Lee Oswald, e o drama ALTO RISCO (2001), que passou nos cinemas no ano passado.

Nenhum comentário: