quinta-feira, dezembro 18, 2003

GOTHIKA



Essa história de pegar filme na internet tá começando a ficar mais constante pra mim. E olha que eu nem uso um desses programas tipo e-mule ou e-donkey. A vantagem é poder ver o filme antes mesmo de ele estrear no cinema, mas é impossível a gente não sentir falta da telona vendo um filme num telinha. Estou dando preferência pra filmes difíceis ou que vão demorar a chegar nos cinemas ou então a filmes que eu não me importaria de ver na telinha por não achá-los tão importantes, mas que mesmo assim gostaria de vê-los. É o caso de GOTHIKA (parece que já arranjaram um título nacional pro filme, mas não me lembro), o terceiro filme da Dark Castle, a produtora de filmes de terror de Robert Zemeckis. Parece que dessa vez eles criaram vergonha e fizeram um filme decente. Os anteriores - 13 FANTASMAS (2001) e NAVIO FANTASMA (2002) - foram decepcionantes.

Para GOTHIKA contaram com um diretor de respeito, o francês Mathieu Kassovitz, diretor de O ÓDIO (1995), ASSASSINO(S)(1997) e RIOS VERMELHOS (2000). Infelizmente não vi nenhum desses filmes, mas eles foram bem elogiados. Acho que no próximo ano, vou tentar conferir o trabalho dele. Portanto, não sei dizer se Hollywood "corrompeu" ou não o diretor, tirando talvez algum traço autoral do diretor.

Nesse filme, Halle Berry é uma psiquiatra de um sanatório para criminosos loucos que, depois de uma estranha, confusa e apavorante noite, acorda presa dentro de uma cela do próprio sanatório onde trabalhava. Sua cabeça dá um nó quando Robert Downey Jr. (em papel discreto) entra na cela e diz que ela está presa por ter matado o próprio marido.

A trama do filme tem um pouco de "whodunit", mas o que pesa mesmo é o lado sobrenatural, já que ela é assombrada por fantasmas. O filme, principalmente na primeira hora, é muito bom e eficiente. Até eu, que vi na telinha, me arrepiei com algumas das cenas mais assustadoras. Uma coisa me passou pela cabeça na cena em que Halle está dirigindo no carro e uma mulher está parada no meio da estrada: é impressão minha ou mulheres misteriosas no meio da estrada são muito mais assustadoras do que homens?? Hehehe..

Achei a participação de Penélope Cruz meio apagada, sem força. Quem brilha mesmo no filme é Halle Berry. Aliás, deve ser mesmo uma honra para os produtores do filme conseguirem uma atriz ao mesmo tempo bonita e talentosa. Não é sempre que filmes de terror tem a chance de trabalhar com atrizes de primeira linha. Halle está maravilhosa e se Hollywood não tivesse preconceito com filme de terror, ia indicá-la ao Oscar de novo por esse filme. A mulher é um espetáculo.

Mesmo decepcionando um pouco no final, GOTHIKA vale ser visto. Deve estrear nas telas brasileiras só em março ou abril de 2004.

Nenhum comentário: