terça-feira, dezembro 30, 2003

BALANÇO 2003 E MELHORES DO ANO

O dia de hoje está cheio de coisas pra resolver, minha cabeça não está nada tranqüila, mas quero pelo menos parar um pouco pra fazer um balanço do ano, fazer a já tradicional listinha de favoritos de 2003 e destacar algumas coisas. Em comparação com 2002, esse ano foi fraco. Não tivemos obras-primas do naipe de CIDADE DOS SONHOS e FALE COM ELA, mas ainda assim muitas coisas boas surgiram. Então, vamos começar pelo top 20 de 2003, os filmes que mais mexeram comigo, os que mais me impressionaram.

TOP 20



1. A ÚLTIMA NOITE, de Spike Lee
2. CARANDIRU, de Hector Babenco
3. GANGUES DE NOVA YORK, de Martin Scorsese
4. O HOMEM QUE COPIAVA, de Jorge Furtado
5. SOBRE MENINOS E LOBOS, de Clint Eastwood




6. FEMME FATALE, de Brian DePalma
7. AS INVASÕES BÁRBARAS, de Denys Arcand
8. O SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI, de Peter Jackson
9. O CHAMADO, de Gore Verbinski
10. KAMCHATKA, de Marcelo Piñeyro



11. O PIANISTA, de Roman Polanski
12. DEIXE-ME VIVER, de Peter Kosminky
13. IDENTIDADE, de James Mangold
14. PREMONIÇÃO 2, de David R. Ellis
15. A VIAGEM DE CHIHIRO, de Hayao Miyazaki



16. AMARELO MANGA, de Cláudio Assis
17. AS PANTERAS DETONANDO, de McG
18. SAMSARA, de Pan Nalin
19. SIMPLESMENTE AMOR, de Richard Curtis
20. TIROS EM COLUMBINE, de Michael Moore

Pela relação, vemos que meu fraco por dramas sensíveis continua em alta, ao mesmo tempo que o meu carinho pelo gênero horror também cresce. No campo dos melodramas, o que mais me fez chorar foi AS INVASÕES BÁRBARAS, de Arcand. Esse ficaria em primeiro lugar no ano no quesito lágrimas por minuto. Ou seria CARANDIRU, que foi também catalisador de lágrimas pra mim? Um drama delicado e esquecido pelo público e pela crítica e que merece ser descoberto por quem não viu é DEIXE-ME VIVER, com a Michelle Pffeifer, cada vez mais linda. Também destaco outros filmes que mexeram com o meu coração como O HOMEM QUE COPIAVA, KAMCHATKA, SAMSARA e SIMPLESMENTE AMOR. Já o horror está bem representado em O CHAMADO, PREMONIÇÃO 2 e IDENTIDADE.

Por falar em ótimas continuações, nada como ver AS PANTERAS DETONANDO e esquecer dos problemas da vida. Cinema pipoca de primeira. Se for pra lembrar dos problemas, tem que ser com estilo. E isso Cláudio Assim tem de sobra em sua estréia no cinema no chapante AMARELO MANGA.

Os grandes cineastas também estão presentes. Spike Lee e seu retrato da vida de um homem após o 11 de setembro o elevou ao topo no meu ranking desse ano. O grande Scorsese também fala do 11 de setembro e da natureza violenta dos EUA no épico grandioso GANGS DE NOVA YORK. O tema da violência e a atual situação americana também é destaque em SOBRE MENINOS E LOBOS e no documentário TIROS EM COLUMBINE. Brian DePalma enche de auto-referências o delicioso FEMME FATALE. O homem pode. E quem é fã do seu trabalho fez a festa.

No terreno da fantasia o grande destaque é mesmo O SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI e suas magníficas imagens da Terra Média de Tolkien. Sem esquecer de A VIAGEM DE CHIHIRO, do Miyazaki, que nos transporta para um mundo totalmente novo a cada filme seu. Além do mais, o filme pode representar o início da chegada da animação japonesa em grande escala no mercado brasileiro. Tomara.

ATRIZ REVELAÇÃO

Nesse ano eu destaco principalmente a jovem atriz Alison Lohman que brilhou em DEIXE-ME VIVER e em OS VIGARISTAS, do Ridley Scott. Espero que a carreira dela vingue.

GRANDES ATRIZES

Não vou destacar grandes atores. Pra mim, a arte de interpretar é mesmo feminina. A minha preferida nesse ano foi a argentina Cecilia Roth, maravilhosa em KAMCHATKA. (Na tela pequena também tive a oportunidade de vê-la no ótimo UMA NOITE COM SABRINA LOVE, de Alejandro Agresti.) Também destaco: a gostosíssima Monica Bellucci, pela interpretação sofrida em IRREVERSÍVEL; Dira Paes pelo ousado papel em AMARELO MANGA; e Juliane Moore, pelo sirkiano LONGE DO PARAÍSO. Mas Juliane Moore botando pra foder nem é mais novidade, não é mesmo?

O ANO DIGITAL

Esse foi o ano que eu comecei a ver filmes na telinha do pc. Tanto que vou fazer aqui um top 10 só de filmes vistos em divx. Tive a ajuda de amigos que de uma forma ou de outra me possibilitaram ver esses filmes. Agradeço aos chapas Renato, Fábio, Herbert e Marcelo pela bela ajuda. Por causa deles, tive a chance de ver filmes ainda inéditos no cinema e em vídeo no Brasil. Eis o top 10 divx:

1. HERO, de Zhang Yimou
2. ANYTHING ELSE, de Woody Allen
3. NAUSICAÄ DO VALE DOS VENTOS, de Hayao Miyazaki
4. MAY, de Lucky McKee
5. VISITOR Q, de Takashi Miike
6. IRREVERSÍVEL, de Gaspar Noe
7. CABIN FEVER, de Eli Roth
8. MEZZO FORTE, de Yasuomi Umetsu
9. ONLY YESTERDAY, de Isao Takahata
10. BLOOD: THE LAST VAMPIRE, de Hiroyuki Kitakubo

Pelo visto, tem muita coisa japonesa. Do Japão, eu conheci tanto o mangá quanto o longa-metragem UZUMAKI; tanto o mangá quanto a série NEON GENESIS EVANGELION. Do Japão conheci o louco de pedra do Takashi Miike. Aliás, o filme mais violento que já vi na vida é ICHI THE KILLER, desse maluco. Também destaco o novo horror americano que apareceu em filmes como WRONG TURN, MAY, HOUSE OF 1000 CORPSES e CABIN FEVER.

A MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO

Esse foi o ano que eu pude sentir um gostinho do que é um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. A viagem relâmpago para São Paulo foi o melhor momento pra mim desse ano. Pena que durou pouco e só pude ver um filme. Mas foi bom demais assim mesmo conhecer o Renato, a Rosângela e o Tiago pessoalmente. Quem sabe em 2004 eu conheço a Fer, o Fabrício e o Thomaz lá em Porto Alegre?

COMPRAS INTERNACIONAIS

Nesse ano, fiz minha estréia comprando DVDs importados. De Hong Kong, adquiri AUDITION, obra chocante de Takashi Miike. Dos EUA, peguei uma promoção imperdível da Deep Discount e realizei um sonho meu: possuir a primeira temporada de TWIN PEAKS, a cultuada série de David Lynch e Mark Frost.

EDIÇÕES ESPECIAIS EM DVD

Esse ano, tive a chance de rever três obras-primas que tiveram edições especialíssimas no Brasil. OS PÁSSAROS e PSICOSE, de Hithcock, e A NOITE AMERICANA, de Truffaut. Do Kubrick, pude finalmente ver alguns de seus primeiros filmes. O cara era gênio desde cedo mesmo.

O VELHO VHS

Acho que ainda vou ser adepto do velho vhs por um bom tempo. Através do vhs e da camaradagem de amigos pude conhecer no início desse ano as obras-primas de Dario Argento. SUSPIRIA e A MANSÃO DO INFERNO já estão na minha lista de melhores filmes de horror de todos os tempos.

Do Buñuel, vi os sensacionais TRISTANA e O FANTASMA DA LIBERDADE.
Do Tarkovski, vi o viajante SOLARIS.
Do DePalma, o hitchcockiano IRMÃS DIÁBOLICAS.
De Olivier Assayas, o impressionante IRMA VEP.
Do Khouri, o atmosférico ESTRANHO ENCONTRO.
Do Takahata, o maravilhoso CEMITÉRIO DE VAGALUMES.
Sem falar no NEON GENESIS EVANGELION, que um dia eu quero rever em DVD.

2004

É isso aí. Espero que 2004 seja melhor ainda. Principalmente nos campos financeiro e sentimental, que pra mim andam em crise desde 2001.

Um feliz 2004 para todos nós!