domingo, outubro 12, 2003

VIOLAÇÃO DE CONDUTA (Basic)



Que tipo de filme é esse? O que significa afinal? Esse é o tipo de pergunta que vem à nossa mente ao sair da sessão de VIOLAÇÃO DE CONDUTA. Na verdade, nem é isso que vem à mente. O que vem mesmo é: que porra é essa? ou que diabo é isso?

Qual a lógica da história? O que era a tal seção 8? Por que usaram aquela fotografia horrorosa e escura? Sinceramente, ainda estou pra saber o que passava pelas cabeças do roteirista e do diretor John McTiernan quando fizeram esse filme.

Já até li na imprensa que esse filme é sobre o governo Bush. Em que parte? Por que? Ah, deve ser porque o filme todo é uma mentira. E o Bush e seu Governo também são pura mentira. Deve ser isso.

Na história (!?!), John Travolta é um ex-militar enviado numa missão extraordinária. Sua missão é interrogar dois soldados sobreviventes de um estranho incidente que aconteceu durante um treinamento de guerra numa floresta do Panamá. O líder do treinamento era o Sargento interpretado por Samuel L. Jackson. Apenas duas pessoas voltaram desse incidente. É através dos depoimentos dos soldados que o quebra-cabeças é montado.

Uma cena em especial pega a gente de surpresa. A cena envolve Giovanni Ribisi no hospital, mas não vou dizer o que acontece pra não estragar a surpresa de quem tá a fim de se aventurar por esse filme. Gostei das cenas na floresta, do clima de opressão causado pela tempestade, pelo som do helicóptero e pelo autoritarismo sádico de Jackson. Valeu também ver Jackson e Travolta no mesmo filme de novo.

Mas se alguém souber me explicar do que esse filme fala, não apenas no superficial, mas profundamente, por favor me avise. Por enquanto, esse filme não me convenceu não. Acho que estão tentando nos enganar e nos fazer de idiotas.

Nenhum comentário: