segunda-feira, agosto 18, 2003

UZUMAKI



Com essa história de conhecer cinema oriental, acabei conhecendo coisas que jamais imaginaria existir. UZUMAKI (2000), filme dirigido pelo estreante Higuchinski é inspirado no mangá homônimo de Jungi Ito. Além de conferir o filme, tive a sorte de conhecer também o mangá, disponível para download na internet.O filme, em certos momentos, é exatamente igual ao mangá, tanto na história quanto no visual, nos enquadramentos, no clima. (Bom, eu acho o mangá muito mais assustador.)

A história é muito louca, o que dá até pra questionar a sanidade dos japoneses. Hehehehe. Numa cidade do interior do Japão, um homem fica obcecado por espirais, quer seja visto através de um caracol, de cachos de cabelos ou de um pirulito. A coisa vai crescendo a níveis insuportáveis e o terror toma conta da cidade, cada vez mais amaldiçoada pelo espiral. Não vou contar mais nada da história, já que só vendo a doideira que é o filme pra ter certeza de que isso existe.

UZUMAKI foi comparado ao surrealismo de David Lynch e ao visual dos filmes Tim Burton e Jean-Pierre Jeunet. O visual do filme realmente é muito bonito e os efeitos especiais estão caprichados. Nem parece a economia de recursos de RINGU, só pra citar um filme de terror japonês conhecido.

O filme é inédito no Brasil e consegui vê-lo graças ao Fab Rib, que copiou o DVD importado do Leandro.

Ficou curioso? Pegue uma amostra grátis do mangá aqui.

Nenhum comentário: