segunda-feira, julho 07, 2003

FILMES DO 7 DE JULHO



Aqui estou eu num 7 de julho bem leve e com boas vibrações no ar. Nada de realmente especial acontecendo. O que não é de todo ruim. Mais uma volta da Terra ao redor do sol do dia do meu nascimento. Às vezes dá vontade de fazer como uma astróloga e ocultista maluca chamada Linda Goodman. Ela usava métodos para regeneração celular e com fins de imortalidade. Pra isso ela ensinava um ritual para que as células do corpo se regenerassem. Assim, a pessoa poderia ter sempre 20 anos na aparência, mesmo tendo 100 anos. Outra coisa: a pessoa simplesmente teria que se desprogramar de preconceitos. Uma pessoa de 20, 30 ou 40 teria que se comportar de maneira xis. Hoje há muito disso. E o preconceito parte até das pessoas mais jovens. É claro que há limite pra tudo. Hehehe.. Uma mulher de 70 anos de mini-saia e dançando numa boite é no mínimo muito estranho. Ficaria bem num filme do Fellini. Diria também David Lynch, mas Lynch prefere mulheres jovens e bonitas. Hehehe..

Bom, deixando as besteiras de lado, comento a seguir os filmes que vi recentemente.

CONTE COMIGO (You Can Count on Me)

Belíssimo filme de estréia de Kenneth Lonergan. Confesso que chorei. (Aliás, todo mundo sabe que eu sou um chorão convicto e tenho um fraco por melodramas.) CONTE COMIGO é um filme sensível e muito bem dirigido sobre o relacionamento entre dois irmãos extremamente diferentes. Laura Linney (ótima e indicada ao Oscar pelo papel) é uma mãe solteira que vive numa cidadezinha do interior dos EUA. Ela tem um filho de 8 anos que não conhece o próprio pai. Com isso, ele fantasia que seu pai é um agente secreto ou coisa do tipo, já que sua mãe hesita em contar pra ele que seu pai é um canalha. Me lembrei na hora do meu sobrinho, o Luquinha, que também não conhece o seu pai, um filho da puta de marca maior. A única identificação masculina que ele tem na família vem de mim. Nem sei se sou bom exemplo pra ele. Sei lá. Outra coisa que fez com que eu me identificasse com o filme foi justamente a chegada do tio do garoto (Mark Ruffalo). O tio é um sujeito selvagem. Diferente de sua irmã, que prefere um emprego fixo e uma estabilidade financeira, ele não está nem aí e vive liso e com problemas. Odeia a rotina de uma cidade pequena. Com a sua chegada, acontece um choque de personalidades e algumas coisas acontecem. No elenco, há também Matthew Broderick. O final é emocionante. O DVD vem com um documentário de 11 minutos e faixa de comentário do diretor (legendada). Recomendo muitíssimo esse filme.

Os dois filmes seguintes, assisti pra liberar a fita pra novas gravações.

COMPORTAMENTO SUSPEITO (Disturbing Behaviour)

A principal razão de eu ter gravado esse filme foi a presença de Katie Holmes (DAWSON´S CREEK). Ela ficou bem como uma garotinha rebelde de uma escola muito estranha. O filme meio que retoma o tema de ficções científicas dos anos 50 tipo VAMPIROS DE ALMAS. O mal está se apoderando da sociedade e o normal é ser diferente. O ator principal é James Marsden (o ciclope de X-MEN). Não vou muito com a cara desse rapaz, mas o filme é legal. Não aborrece. E tem a Katie Holmes. (Já tinha falado isso, né?) Gravado da TNT.

TE AMAREI ATÉ TE MATAR (I Love You to Death)

Ótimo comédia de humor negro dirigida por Lawrence Kasdan em 1990 e com um elenco estelar: Kevin Kline, Tracey Ullman , River Phoenix, William Hurt, Keanu Reeves. Kasdan quase sempre acerta. Fez ótimos filmes, transitando por diversos gêneros - western, drama, comédia, filme noir, romance e terror. Infelizmente errou um pouco com o último O APANHADOR DE SONHOS, que começa muito bem e termina muito mal. TE AMAREI ATÉ TE MATAR é a história da mulher (Tracey Ullman) do dono de uma pizzaria (Kevin Kline) que depois de descobrir que seu marido a trai, planeja matá-lo. Muito legal. Gravado da Globo.

Fora isso, estou vendo uma série de filmes com Jet Li, que comentarei depois, e terminando de ver SOLARIS (1972) e S1MONE. Além disso, aluguei ontem CONTE COMIGO (já comentado), os DVDs de A NOITE AMERICANA (Truffaut), MOLOCH (Sokurov), O HOMEM DOS OLHOS DE RAIO-X (Corman) e ALMAS MORTAS (Castle). De dar água na boca, né?

Trilha sonora do momento:
SONGS FOR THE DEAF, do Queens of the Stone Age

Nenhum comentário: