sábado, junho 07, 2003

PSICOSE (Psycho)

Hoje vi o DVD de PSICOSE, incluindo o documentário de 93 minutos (!!!) que vem no disquinho. Uma maravilha, hein. PSICOSE é um dos filmes que mais deixam cenas marcadas na mente. Considero um dos quatro melhores filmes de Alfred Hitchcock, ao lado de outras obras-primas como UM CORPO QUE CAI, OS PÁSSAROS e FESTIM DIABÓLICO. Não saberia dizer qual dos quatro é o meu favorito. O filme continua ótimo na revisão. Mas a cena mais aterrorizante pra mim não é a famosa cena do chuveiro e sim a morte do detetive Arbogast, mais inesperada e em que as cordas de Bernard Hermann aparecem de surpresa. Como é impressionante a trilha sonora desse homem, hein! E os créditos iniciais de Saul Bass? Algo de extraordinário a cena que mostra o corpo morto de Marion Crane, na banheira, com a câmera focalizando um de seus olhos. Elogiar mais o filme é chover no molhado.

O filme já foi tão citado que dá até pra listar outros que beberam da fonte do filme do Hitch:
IRMÃS DIABÓLICAS (1972) e VESTIDA PARA MATAR (1980), ambos de Brian DePalma são explícitos em homenagear o filme; PULP FICTION (1993) de Quentin Tarantino o homenageia na cena do carro, em que Marion Crane dá de cara com o seu chefe cruzando o sinal de pedestres. Isso sem falar na própria refilmagem de PSICOSE (1998), de Gus Van Sant, que tanta gente odeia e eu gosto bastante. Há também os filmes de Dario Argento e John Carpenter, mestres do terror que devem muito ao mestre Hitch.

Os Extras

Como eu falei lá em cima, para desespero de quem havia comprado caro o box com os DVDs de Hitch na Universal, que veio com um PSICOSE sem extras, o DVD vendido em separado vem com um "making of" de 93 minutos pra ninguém botar defeito. O documentário serve pra aprofundar o que a gente acha que sabe do filme de Hitch. Há depoimentos do roteirista do filme, de Janet Leigh, de Pat Hitchcock e de outros membros da produção.

Aprendi hoje algumas coisas a respeito do filme:

-Antes do filme, Hitch vinha de uma super-produção - INTRIGA INTERNACIONAL - e dessa vez queria fazer um filme de baixo orçamento, de menos de um milhão de dólares e em preto e branco.
- Na cena que mostra Marion Crane morta na banheira, Hitch queria que Janet Leigh usasse lentes de contato para dar melhor impressão de vazio no olhar. Janet não conseguiu se adaptar às lentes.
- No livro "Psycho", que inspirou o filme, o personagem de Norman Bates era gordo e bem desagradável. O roteirista escolheu Anthony Perkins pois ele passava simpatia para a platéia.
- Hitchcock odiava filmar em locações. Elas eram extremamente trabalhosas.
- Interessante a explicação do uso do sutiã usado por Janet Leigh no começo do filme, de cor branca, significando a pureza. Depois que ela rouba os 40 mil dólares, ela usa um sutiã preto. Na época, mostrar lingeries no cinema era bastante ousado.
- Foi PSICOSE o primeiro filme americano a mostrar uma privada, e dando descarga. Coisas da cultura americana.
- O boato de que foi Saul Bass quem dirigiu a cena do chuveiro é desmentida pelo elenco.
- A cena do banheiro levou 7 dias para ser filmada!!!
- O filme recebeu várias críticas negativas na época. O roteirista acredita que foi porque Hitch não liberou sessões de cabine para os críticos e eles ficaram putos. Tiveram que assistir o filme pegando fila, como o público normal.

Há mais um monte de curiosidades sobre o filme, que não dá pra mencionar aqui. Na verdade, eu nem deveria ter listado essas aí em cima..hehehe..

Amanhã vou tentar ver o DVD de OS PÁSSAROS e volto aqui pra comentar.