terça-feira, junho 03, 2003

IRMÃS DIABÓLICAS (Sisters)

Tive a oportunidade de conferir um dos primeiros filmes de Brian DePalma no último domingo. Excelente. Ver SISTERS (1973) dá a impressão de estar vendo um filme dirigido pelo próprio Hitchcock. A comparação com Hitch é inevitável. Nesse caso, PSICOSE é a principal citação que DePalma faz ao mestre do suspense. Inclusive, o próprio Bernard Hermann faz a trilha sonora, que parece bastante com a de PSICOSE. Uma cena de sangue e violência também. Assim como a conversa entre as duas irmãs e as explicações psicanalíticas. Há até quem considere plágio. Eu considero uma homenagem. Há quem desconsidere completamente a obra de DePalma. Eu me delicio com seus filmes.

Na história, Margot Kidder (mais conhecida com a Lois Lane de SUPERMAN) é uma gêmea siamesa separada da irmã. Ela é uma modelo que, depois de trabalhar numa "pegadinha" de um programa de tv, convida a "vítima" para jantar. Os dois transam. Ele sai pra comprar um bolo de aniversário pra ela na manhã seguinte. E o resto não dá pra dizer pra não estragar a surpresa. Além de Margot Kidder, marca presença e embeleza a tela Jennifer Salt, como a curiosa investigadora do assassinato, visto através da janela de seu apartamento (como em JANELA INDISCRETA).

SISTERS é do mesmo estilo (suspense hitchcockiano) de outras maravilhas de DePalma como CARRIE, A ESTRANHA (1976), VESTIDA PARA MATAR (1980), BLOW OUT (1981), DUBLÊ DE CORPO (1984) e SÍNDROME DE CAIN (1992). Aliás, esse último filme é uma retomada mais explícita a um tema recorrente na obra de DePalma (o duplo) e é - grosseiramente falando - uma versão masculina de SISTERS.

SISTERS foi gravado pelo chapa Renato do DVD da Continental.

Nenhum comentário: