segunda-feira, maio 12, 2003

CINE CEARÁ: NOITE DE DOMINGO

Ontem fui para o Cine Ceará no cine São Luiz. A noite foi agradável e pude ver duas comédias leves e agradáveis (um curta e um longa metragem). Os problemas de calor e som ruim continuam, mas a gente tenta se acostumar e acaba encontrando meios de aproveitar melhor o tempo no festival.

Tinha ido ver um filme no North Shopping (O ÚLTIMO SUSPEITO) e de lá fui sozinho pro Cine Ceará. Sorte minha que encontrei com o pessoal lá. Legal. Ficamos na Praça do Ferreira um tempo, enquanto os curtas em vídeo iam sendo exibidos, para sentir um pouco da brisa da noite (que brisa? hehehe).

Como perdi a maioria dos curtas, comento o que vi:

OS CURTAS

AÇAI COM JABÁ: UM FILME QUE BATE NA FRAQUEZA

Esse curta de 13 minutos é bem engraçado. Mostra que não é qualquer pessoa que aguenta uma tigelona de açaí. Eu já tomei o meu copo de açaí com guaraná hoje. Heheheh..

ABRY

Curta em vídeo de Joel Pizzini sobre a dona Lúcia Rocha, mãe do Glauber Rocha. Como o som estava ruim (novidade), não deu pra ouvir direito e fiquei perdido no documentário. E vendo o Pizzini filmando-a no hospital, deu até uma sensação de que ele estava achando que ela morreria em breve. Que nada, ela estava lá no cinema, recebeu um troféu e fez piada com Orlando Senna. Uma simpatia essa senhora.

SEJA O QUE DEUS QUISER

Muito divertida essa comédia de Murilo Salles, que ganhou prêmio de melhor longa brasileiro de ficção pelo público no Festival de Cinema do Rio. Essa foi a segunda exibição do filme no Brasil. E ele foi bem recebido pelo público, que riu das situações dos personagens. O filme tem ritmo bom e o diretor já tem ótimos filmes no currículo e experiência em dramas (NUNCA FOMOS TÃO FELIZES, COMO NASCEM OS ANJOS), suspense (FACA DE DOIS GUMES), documentário (TODOS OS CORAÇÕES DO MUNDO) e agora em comédia. O elenco está ótimo: Rocco Pitanga, Ludmila Rosa, Débora Lamm, Marília Pera, Caio Junqueira, Marcelo Serrado e Nicete Bruno. Presente no cine São Luiz apenas o diretor e Ludmila e Débora, que elogiaram a hospitalidade cearense. Um detalhe: Murilo Salles, antes do filme, falou que colocou duas homenagens ao Glauber Rocha em sua comédia. Difícil é eu dizer onde elas estão, sem ter visto um filme do Glauber completo. Heheheh.. Bem legal o livrinho promocional do filme que a gente recebeu na entrada do cinema, contendo fotos do filme e frases ditas pelos personagens.