sábado, abril 19, 2003

O HORROR DE KASDAN E OS CURTAS DE ANIMATRIX

O APANHADOR DE SONHOS (Dreamcatcher)

Ontem fui ver O APANHADOR DE SONHOS, de Lawrence Kasdan. Estava esperando não uma obra-prima, mas pelo menos um filme bom e cheio de climas. O filme é bom até a aparição dos militares e a quarentena. A partir daí, Kasdan perde o controle e o filme vai ficando chato e o final está tão forçado que dá impressão que o diretor já estava de saco cheio e queria terminar logo o quanto antes.

Lawrence Kasdan até este filme era um cineasta regular e que se deu bem em diversos gêneros: western (WYATT EARP, SILVERADO), drama (O REENCONTRO, O TURISTA ACIDENTAL, GRAND CANYON), comédia (TE AMAREI ATÉ TE MATAR), filme noir (CORPOS ARDENTES). Uma das características marcantes no cinema de Kasdan é a lentidão e a firmeza na direção de cenas e de atores. Cria-se uma atmosfera condizente com o tempo cronológico e a psicologia dos personagens. É como se ele precisasse de mais tempo para contar as suas histórias. Por isso, eu esperava tanto de um filme de terror atmosférico dirigido por Kasdan.

Acredito que O APANHADOR DE SONHOS ficaria melhor se fosse uma mini-série, com Kasdan dirigindo apenas o piloto - exatamente até onde o filme acerta. È claro que o filme tem ótimos momentos. O início com aqueles personagens problemáticos, lidando com poderes especiais, é ótimo. Os flashbacks da infância dos quatro amigos também é intrigante, a aparição do primeiro homem já apresentando as manchas vermelhas também é muito bom. Sem falar nos monstros e o lugar inconveniente de onde eles saíam. Destaco a cena da privada como uma das melhores do filme. Um dos grandes erros do filme é o personagem de Morgan Freeman, que não serve pra muita coisa naquela história furada.

A melhor coisa da sessão acaba sendo o curta-metragem em animação da série ANIMATRIX, que comento a seguir:

O VÔO FINAL DE OSIRIS (The Final Flight of Osiris)

Excelente trabalho de animação dos criadores de FINAL FANTASY. O desenho está super-realista, os traços da garota oriental estão lindos, as cenas de luta estão fantásticas e o filme ainda traz cenas das máquinas perseguindo os rebeldes. O final é chapante e nos faz lembrar o quanto o conceito de Matrix é ousado e inteligente.

Aproveito que estou com mais dois filmes da série ANIMATRIX no meu HD e comento:

PROGRAM

Esse desenho, além de também ter cenas de lutas espetaculares (uma marca da franquia), ainda traz como tema básico o saber a verdade. O personagem masculino planeja voltar para Matrix e levar a companheira, que não admite esquecer tudo o que sabe e voltar para um mundo de mentira, dominado pelas máquinas. Os traços do desenho lembram animes japoneses.

THE SECOND RENAISSANCE - PART 1

Os traços do desenho achei meio borrados e pouco claros, mas a história é bastante interessante: mostra como as máquinas começaram a dominar os homens e criar o mundo de Matrix. Infelizmente essa é só a primeira parte. Agora que comecei a ver, quero ver a segunda também.

Pra quem está interessado em ver os curtas, alguns deles já estão disponíveis no site www.intothematrix.com .

Nenhum comentário: