quarta-feira, abril 30, 2003

DUAS TRAGÉDIAS ITALIANAS

Antes que eu comece a me esquecer dos filmes, comento a seguir duas tragédias dirigidas por dois grandes cineastas italianos. A primeira, mais famosa, é ROCCO E SEUS IRMÃOS, de Luchino Visconti; a outra, PAIXÃO DE AMOR, é um filme mais obscuro da bela e grande filmografia de Ettore Scola. Vamos aos comentários.

ROCCO E SEUS IRMÃOS (Rocco e i Suoi Fratelli)

Tinha assistido ao filme em vhs há muito tempo. Na época já achava a fotografia em preto e branco bastante escura. Em DVD, continua escura. Mas esse é o único problema que eu vejo no filme, que é provavelmente o melhor de Visconti. Na história, a viúva Rosaria muda-se para Milão com seus quatro filhos para tentar a vida na cidade grande. Um deles é Rocco (Alain Delon). Os outros são Vincenzo, Simone, Ciro e Luca. Os irmãos mais importantes na história, no entanto, são Rocco e Simone. Rocco é o irmão bondoso e Simone é a ovelha negra da família. A tragédia do filme acontece graças ao ciúme e inveja de Simone, quando Rocco passa a namorar uma de suas ex-amantes (a ótima atriz Annie Girardot). No filme é mostrada a sociedade italina do pós-guerra, com pessoas passando por dificuldades e lutando pela sobrevivência. Os momentos finais do filme são chapantes e devastadores.

Dos filmes de Visconti vi, além de ROCCO (1960):
- O LEOPARDO (1963), numa histórica sessão no extinto cine Fortaleza. Eu tinha saído da aula da faculdade à noite e encarei esse filme de mais de 3 horas de duração. Saí moído da sessão, mas depois as imagens cresceram na minha mente;
- MORTE EM VENEZA (1971): ótima adaptação de uma obra de Thomas Mann.
- LUDWIG (1972): Vi em VHS um tempo. O filme é muito longo e arrastaaaado...
- O INOCENTE (1976): vi na BAND há mais de dez anos, mas nunca me esqueci do final cruel.

Ah, vendo o documentário de uma hora de duração que vem no DVD duplo da Versátil, vi uma cena de VIOLÊNCIA E PAIXÃO com uma versão em italiano de uma canção do Roberto Carlos na trilha. Deu uma vontade de ver o filme...heheheh..

PAIXÃO DE AMOR (Passione D'Amore)

Mais um Ettore Scola visto. Até agora não vi um filme ruim do veterano cineasta. Esse, de 1981, é adaptado do romance "Fosca" de Tarchetti. É a história de uma mulher feia apaixonada por um capitão do exército italiano. Fiquei imaginando se a atriz (Valeria D'Obici) é feia mesmo ou se colocaram mais maquiagem pra acabar de estragar a aparência da moça. O filme é incômodo, Fosca é incômoda (Scola tem a habilidade de nos colocar na pele do homem perseguido pelo Dragão..hehehe) mas o filme é bem bonito em sua amargura e se encaminha para uma tragédia romântica. Gravado da BAND.

Nenhum comentário: