quinta-feira, março 06, 2003

HITCHCOCK ANOS 30

Continuando a série de filmes seguidos que estou vendo do mesmo diretor (já vi 4 Argentos, 3 Bergmans, 3 Spielbergs e 2 Buñuels seguidos), comento agora três filmes da década de 30 da fase inglesa de Alfred Hitchcock. É até bom ver esses filmes mais antigos depois das obras-primas feitas a partir dos anos 40 pra ver os diamantes ainda em estado bruto. Os três filmes foram lançados num único DVD nas bancas. A qualidade da imagem e do som não é excelente, mas quebra o galho e pelo menos não vai mofar como uma fita VHS. Alguns comentários rápidos:

SABOTAGEM (Sabotage)

As imagens escuras de Londres à noite ficam ainda mais escuras quando a cidade sofre um blecaute, seguido de um crime. Um agente secreto disfarçado de verdureiro investiga o caso. A sequência de maior suspense do filme é uma cena em que um garoto leva uma bomba dentro de um ônibus, enquanto o relógio corre. Não é um grande filme do Hitchcock, mas ainda assim é prazeroso. A cena inicial com Londres na escuridão e uma bilheteira de cinema tentando acalmar o público que quer o seu dinheiro de volta é um belo começo.

AGENTE SECRETO (Secret Agent)

Talvez o filme da fase inglesa de Hitch que reúne o mais famoso elenco. No filme estão John Gielgud, Peter Lorre e Robert Young. Achei que fosse um filme chato como CORTINA RASGADA, filme mais recente de Hitch e que tem um enredo político, mas eu me enganei. O filme traz uma cena que serve de embrião para JANELA INDISCRETA. Nela, John Gielgud olha sem poder fazer nada um assassinato ser cometido à distância através de lentes de aumento. Talvez não existissem alguns filmes de Brian DePalma se não fosse por esse filme, também. Ainda assim, é o que eu menos gosto dos três filmes.

ASSASSINATO (Murder!)

Esse é talvez o melhor dos 3 apesar de ser mais velho (esse é de 1930, os outros, de 1936). O filme trata do assassinato de uma atriz. Uma amiga é considerada culpada pelo crime e um dos jurados resolve investigar o caso. O filme está bem gasto e cheio de pulos. Não pelo dvd, mas por causa da matriz original, já bem desgastada. Há problemas no som também - é o filme que tem o som mais baixo - mas vale a pena ser visto. Destaque para a cena em que o investigador - um escritor de peças de teatro - convida o assassino pra interpretar um...assassino.

Nenhum comentário: