terça-feira, março 04, 2003

AS HORAS (The Hours)

Como estão todos? Curtindo o carnaval? Eu estou com dor no corpo todo. E com um desânimo daqueles. Sofri aquilo tudo depois da cirurgia e continuo com problemas de garganta inflamada. Uma merda. Parece que não tem jeito mesmo. Mas quem sabe, né? Pode ser que um dia eu volte a ser um sujeito saudável de novo. Vendo o horóscopo da Susan Miller, no Astrologyzone.com, vi que Urano, o planeta das surpresas, saiu da minha casa de "dinheiro dos outros" e está ingressando na casa de viagens e estudos avançados. E vai permanecer por sete anos. De repente, nesse período, coisas boas aparecem.

Por falar em coisas chatas, fui ver AS HORAS há pouco. Gostei, pero no mucho. Prefiro filmes que me fazem chorar a filmes que me fazem ver pessoas chorando. Nesse sentido, AS HORAS lembra MAGNÓLIA, com pessoas atribuladas e deprimidas ao som de música incidental perturbadora. No caso de AS HORAS, sai Aimée Mann, entra Philip Glass, que é um cara muito bom. Nunca esqueci o que ele fez em A CATEDRAL, de Michele Soavi. Fico pensando se a trilha sonora dele serve pra ouvir em casa, também. (Mas é claro que AS HORAS não é tão bom quanto MAGNOLIA, né?)

AS HORAS é um filme que tem um monte de qualidades. A começar pelo trio excepcional de atrizes. Nicole Kidman, irreconhecível como Virginia Woof; Juliane Moore fazendo a dona de casa insatisfeita que está lendo o livro Mrs. Dalloway, de Virginia; e Merryl Streep, a própria Mrs. Dalloway, mulher que por trás de uma aparente auto-confiança, tem uma pessoa prestes a desmoronar. Ela tem um amigo que está morrendo de AIDS (o ótimo Ed Harris). Por falar em AIDS, acho que no livro de Virginia não tinha nada disso. Ela é do início do século XX...

O elenco de apoio do filme também é um luxo: além de Ed Harris, tem Claire Danes, Miranda Richardson, John C. Reilly, Toni Collete e Jeff Daniels.

Pois é, mas com tantas qualidades, o que falta no filme? Não sei, mas alguma coisa falta.

A propósito, vejam o que a Band irá exibir na sexta-feira, às 22h15:

SRA. DALLOWAY
(Mrs. Dalloway)

Inglaterra, 1997, 100', cor. Dir.: Marleen Gorris. Int.: Vanessa Redgrave, Natascha McElhone, Rupert Graves, Michael Kitchen, Alan Cox, Sarah Badel, Lena Headey.

Em 1920, em meio à agitação dos preparativos para uma grande festa em sua mansão em Londres, a Sra. Clarissa Dalloway (Vanessa Redgrave) toma conhecimento de que Peter (Michael Kitchen), um antigo pretendente, retornara da Índia. A chegada de Peter desvia a atenção da Sra. Dalloway, trazendo-lhe recordações do verão de 1890, quando era jovem, bela e muito cortejada.

Baseado em romance da escritora inglesa Virginia Woolf.


Uma boa pra quem quer entrar no clima de AS HORAS, conhecer mais a obra de Virginia Woolf, sem precisar de pegar o livro pra ler.

Nenhum comentário: