terça-feira, fevereiro 18, 2003

PHENOMENA



Nesse fim de semana eu tive o prazer de asssitir PHENOMENA, do grande Dario Argento. Quanto mais nos familiarizamos com o universo de Argento, mais gostamos. Em PHENOMENA, encontramos muitas auto-referências. A garota (Jennifer Connelly) chegando para estudar numa escola remete imediatamente a SUSPIRIA. Estão lá também o assassino de luvas pretas, uma cena de Miss Connelly mergulhando no lago e fazendo lembrar de uma cena clássica de INFERNO, o vento soprando e fazendo aquele barulhinho assustador, como em SUSPIRIA.

No filme, Jennifer Connelly é uma estudante americana que vai estudar na Suíça. Ela tem poderes telepáticos com os insetos e é sonâmbula. O local está sendo assombrado por assassinatos misteriosos. Na investigação do crime está um velho cientista (Donald Pleasance) numa cadeira de rodas, sempre acompanhando por um simpático chimpanzé. Com todos esses ingredientes, Argento ainda pôe algumas cenas de decapitação, ataques de insetos, mergulhos em poços fétidos, "monstros" escondidos, espelhos encobertos. Aliás, tem coisa mais assustadora no filme que aqueles espelhos? De arrepiar aquilo, hein?

A meia-hora final é tão repleta de acontecimentos que só vendo. PHENOMENA é filmaço. E cada vez eu gosto mais de Argento. Acho que vou ter que fazer um novo rolo com o Fab Rib. Hheheheh.. Ainda falta eu ver um monte: LA SINDROME DI STENDHAL, TENEBRE, NON HO SONNO e todos os filmes anteriores a PROFONDO ROSSO.

Nenhum comentário: