domingo, fevereiro 23, 2003

A MÃO DO DIABO (Frailty)

Esse final de semana entrou em cartaz aqui em Fortaleza um filme que eu esperava há meses. E duvido muito que ele vá ficar mais de uma semana em cartaz - a sala que eu fui estava cheia de cadeiras vazias. A MÃO DO DIABO (Frailty) é ótimo. Ele foi escolhido o melhor terror de 2002 por um site especializado em filmes do gênero. Só acho que o título nacional não ficou muito bom. Se fosse "A Mão de Deus" combinaria mais com o filme.

A história: Matthew McConaughey chega numa delegacia de polícia para dizer ao delegado quem era o assassino que se dizia "a mão de Deus". Conta sobre seu pai (Bill Paxton) que em 1979 alegava ter recebido uma visão de um anjo. O anjo lhe encarregara da missão de destruir demônios que estavam em sua cidade.

A melhor coisa do filme é ficar em dúvida se o que ele diz é mesmo verdade ou se é tudo loucura e ele está matando pessoas inocentes e na frente das crianças. Bill Paxton tem dois filhos: um deles acredita na sua história; o outro duvida e acha tudo loucura e fanatismo do pai.

Prepare-se para a reviravolta no final que vai por em questão tudo o que o filme até então tinha dito. Mas é esse caráter dúbio que faz de A MÃO DO DIABO um diferencial entre a atual produção de terror americana. O filme não apela em nenhum momento para efeitos especiais ou efeitos gore. É na história, no clima e nas interpretações que o filme se sustenta. Quem tiver a oportunidade de conferir, não perca.

Nenhum comentário: